domingo, 25 de março de 2018

SUBIR… DESCENDO!… E DESCER… SUBINDO!


Olhando para o subir e descer a cruz… com uma escada… acho que é muito bonita esta expressão! E que nos diz muito! Ou deve dizer!
Subir… descendo!... E descer… subindo!
Será necessário explicar isto tudo muito bem!
Até porque subir uma escada é sempre subir… e descer uma escada é sempre descer!...
Que escada é esta… em que acaba por se fazer tudo ao contrário??? Descer a subir e subir a descer???
Então… como se sobe… descendo… e como se desce… subindo?!
Claro que a escada… é a do Amor… que se não vê a olho nu… mas se sente e pressente em todos os segundos dos dias!
Como se sobe descendo… penso que já interpretei e interiorizei: sobe-se, descendo… diminuindo a nossa soberba, negligência, insensatez, arrogância, avareza, má língua, calúnia, preguiça, inveja, gula, luxúria, ira, altivez, mentira, incoerência…
E posto isto… como é possível descer subindo?
Sobe-se na conquista de mais humildade, sensatez, amor ao trabalho, liberalidade, paciência, altruísmo, caridade, diligência, castidade, temperança, verdade, coerência, tolerância, dedicação, ternura…
Era muito bom que conseguíssemos ir ouvindo isto… mais atentamente… e bem explicadinho… assim do jeito que toda a gente compreendesse muito bem: o que é descer… e o que é subir!
Descer nos defeitos, descobrir os defeitos, diminuir os defeitos, lutar contra os defeitos… e subir no esmero e prática das qualidades e bons costumes, fazendo um melhor auto-conhecimento de nós mesmos de modo a reconhecer mais as qualidades que podemos e devemos desenvolver, para nosso bem-estar e de quem connosco se vai cruzando nos caminhos da vida.
Não podemos pensar só em nós… somos seres sociais, precisamos dos outros para podermos crescer e os outros precisam de nós para poderem crescer também.
Grande e belíssima esta caminhada de Quaresma… a continuar na Semana da Paixão… e depois no Tempo Pascal!
Quando chegarmos ao fim de toda esta maravilhosa e atraente caminhada… algo de muito bom terá ficado connosco, com a ajuda do Senhor Jesus, Deus Pai e o Divino Espírito Santo, que  nunca nos desamparam… e como Comunidade de Amor que são, estarão muito presentes nesta nossa Caminhada de Amor!
Que sempre nos ajudem!
Bom Domingo de Ramos e uma Santa Semana da Paixão, como preparação para uma óptima Páscoa, passagem a uma vida mais digna e dignificante!
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: