domingo, 11 de março de 2018

DOMINGO DA ALEGRIA!


Todos os domingos são de encontro e alegria! Encontro connosco mesmos, com Deus e com os irmãos. Mas os quartos domingos do Advento e Quaresma são mesmo denominados ‘Domingo da Alegria!’
A cor utilizada na Liturgia é a rosa, a partir da simbologia da Rosa, das ‘Rosa de Ouro’ que os Papas têm oferecido a lugares especiais.
Este é o Domingo da Alegria porque se aproxima a Páscoa do Senhor, a maior Alegria de todos os cristãos resgatados pelo Amor de Cristo.
As Leituras Bíblicas de hoje têm a ver com o Amor: narrado no Livro das Crónicas, anunciado na Epístola de São Paulo aos Filipenses, e revelado por Jesus Cristo no Evangelho de João.
«»
Comentário do dia: 
São Leão Magno (?-c. 461), papa, doutor da Igreja 
Sermão 48 
«Jesus, porém, falava do templo do seu Corpo.»
Se considerarmos o que o mundo recebeu pela cruz do Senhor, reconheceremos que é justo que nos preparemos para celebrar a Páscoa com um jejum de quarenta dias. [...]
Não são apenas os bispos ou os padres ou os ministros dos sacramentos, é todo o corpo da Igreja, é todo o conjunto dos fiéis que deve purificar-se das suas manchas, para que o templo de Deus, cujo alicerce é o seu próprio fundador, seja belo em todas as suas pedras e luminoso em todas as suas partes. [...] Não se pode empreender nem completar a purificação deste templo sem a ajuda do seu construtor; mas Aquele que o edificou também lhe deu o poder de promover o seu crescimento a partir do seu próprio trabalho. Porque foi um material vivo e inteligente que serviu para a construção deste templo e é o Espírito de graça que o incita a congregar-se num só edifício. [...]
Portanto, uma vez que o conjunto dos fiéis e cada um em particular formam um só e mesmo templo de Deus, este deve ser perfeito em cada um, tal como o deve ser no seu conjunto. Porque se é certo que a beleza não pode ser idêntica em todos os membros, nem os méritos iguais numa tão grande diversidade de partes, o vínculo da caridade obtém contudo a comunhão na beleza. Aqueles que estão unidos por um santo amor, mesmo que não tenham recebido os mesmos dons da graça, alegram-se na verdade com os bens uns dos outros; e o que amam nos outros não pode ser-lhes estranho, uma vez que acrescentam a sua própria riqueza quando se alegram com o progresso dos outros.
«»
Pode parecer descabida esta meditação aqui, mas o sabermo-nos unidos em Jesus Cristo formando com Ele o Seu Corpo Místico é para nós, cristãos conscientes, uma enorme alegria.
Que a Oração, o Jejum e a prática da Caridade  seja um grande caminho de Conversão!
Boa semana!
HN

Sem comentários: