sábado, 10 de março de 2018

QUALQUER VIDA É UMA MISSÃO!


Não sei muito bem o que quero partilhar, ou melhor dizendo, sei o que quero mas não sei por onde começar.
O decorrer dos dias vai-nos tornando diferentes, e quando, por uma qualquer razão incompreensível e inaceitável acabamos por ter uma atitude recuada no tempo, dói demais.
E custa a aceitar! Custa mesmo! Mas… são fraquezas incontornáveis que, se bem aproveitadas, nos irão aperfeiçoando os segundos.
Desde sempre fui uma pessoa deveras activa e, talvez por isso, bastante impaciente.
Uma vez consciente deste gravíssimo defeito, tentei superá-lo. E, o primeiro passo foi reconhecer que a paciência é uma conquista da serenidade nas contradições de todos os dias.
E a tarefa começou!
E então… como me parecia que as contradições e perturbações se multiplicavam cada vez mais… e era da sua aceitação e resolução calma e serena que a paciência tão desejada se conquistaria… certa de que é dom de Deus e trabalho do Homem… repetia inúmeras vezes: “PAPÁ, não quero mais paciência! Senhor, não quero mais paciência! Não me dês mais paciência, Senhor! Não aguento mais!”
A repetição louca e desenfreada destas frases foi-me conscientizando das situações e da presença amorosa de Deus nelas, como forma de eu me poder auto-corrigir!
Aos poucos, com avanços e recuos, fui-me tornando numa pessoa  cada vez mais compreensiva para com todos, o que me foi minimizando a impaciência e aumentado a aceitação das dificuldades encontradas como escada para chegar à tão esperada paciência, ao olhar calmo, ao carinho, ao desculpa, ao… ao…
E neste rodar… um resvalar… não agrada nada!
 «»
Venerável François Libermann (1802-1852), fundador da Congregação do Espírito Santo 
Cartas Espirituais 
Exortação aos missionários: «Não levar nada para o caminho»
Para viverdes uma vida de homens apostólicos, precisais de uma grande abnegação. [...] O que é preciso é conservar a paz e a alegria na alma, no meio de privações contínuas e fortemente sentidas, não só as corporais, que são bastante fáceis de suportar, mas as espirituais ou morais. Estas são bem mais penosas, entristecem, perturbam, desencorajam uma alma fraca e entregue a si mesma; mas dão coragem, serenidade e vigor renovado a uma alma forte, através de uma sólida abnegação e de uma ligação perfeita a Deus. [...]
Se conhecêsseis o valor da paciência no conjunto das virtudes apostólicas, aplicar-vos-íeis com todas as forças da vossa alma a obtê-la. Se souberdes esperar com paciência, estai certos do sucesso, de um sucesso sólido e estável. [...] As ervas que crescem depressa desenvolvem-se pouco e são rapidamente destruídas. As árvores, cujo crescimento é lento, tornam-se grandes e poderosas e duram séculos. Se alguma vez vos acontecer, numa missão, ter um sucesso rápido e fácil, temei por essa missão; pelo contrário, quando uma missão exige tempo e apresenta dificuldades, podeis augurar-lhe coisas boas, se sentirdes em vós a força e a perseverança de uma santa paciência. [...] Se tiverdes paciência, podeis estar certos de adquirir a prudência, que é a sabedoria de Deus na vossa conduta e nos vossos empreendimentos.
«»
Missionários são os que se dedicam, que têm a Missão de levar Jesus Cristo e a Sua Palavra/Deus aos homens e mulheres que ainda O não conhecem!
Missão! A vida é uma missão! A missão que Deus sonha para cada um ou uma de nós!
Cada pessoa tem a sua missão neste mundo lindo onde nascemos, crescemos e vivemos!
E descobrir e realizar essa MISSÃO é a maior das nossas tarefas que só conseguiremos, paciente, sábia, decidida e corajosamente, com Nosso Senhor Jesus Cristo e o Seu Espírito Santo!
Que sempre nos ajude!
Um bom 4º Domingo Quaresmal!
HN

Sem comentários: