sexta-feira, 16 de março de 2018

SUBIR… A JERUSALÉM!


No tempo de Jesus, Jerusalém era a cidade mais importante da Galileia, onde as pessoas se encontravam com Deus no Seu Templo Santo!
Mas… nos dias de hoje… que será subir a Jerusalém?
Subir a Jerusalém… hoje… é integrar-se na Igreja de Jesus Cristo, é viver segundo Jesus Cristo, que é o verdadeiro Templo de Deus, o  Sagrado Templo que é o Seu próprio Corpo… onde Ele nos junta todos, misticamente, a Si.
A Igreja de Jesus Cristo, a nova Jerusalém, é Jesus, o tronco, o suporte, e todos os baptizados unidos com ELE formando um Corpo Místico.
Mas… ninguém poderá subir a esta nova Jerusalém sem uma ajuda muito forte do Santo Espírito de Deus e uma vontade muito forte de subir, de crescer na Fé em Jesus Cristo e na prática das obras de caridade, o que se não consegue sem uma grandessíssima dose de oração!
«»
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja                  
Confissões, XIII, 9 
«Vamos subir a Jerusalém»
Dá-Te a mim, meu Deus, dá-Te sempre a mim. [...] Descansamos no dom do teu Espírito; aí Te gozamos, aí está o nosso bem e o nosso repouso. Aí, o amor educa-nos, e o teu Espírito, que é bom, exalta a nossa baixeza, arrancando-a às portas da morte (Sl 9,14). Na vontade boa, encontramos a paz.
Um corpo, pelo seu peso, tende para o seu lugar próprio; o peso não significa necessariamente ir para baixo, mas para o lugar próprio de cada coisa. O fogo tende para cima, a pedra para baixo [...], cada coisa para o seu lugar próprio; o óleo sobe para cima da água, a água desce para baixo do óleo. Se uma coisa não está no seu lugar, não está em repouso; mas, quando encontra o seu lugar, fica em repouso.
O meu peso é o meu amor: é ele que me leva, para onde quer que me leve. O teu dom inflama-nos e leva-nos para cima; ele abrasa-nos e nós vamos. [...] O teu fogo, o teu fogo bom, faz-nos arder e nós vamos, subimos para a paz da Jerusalém celeste – porque encontrei a minha alegria quando me disseram: «Vamos para a casa do Senhor!» (Sl 121,1) É para aí que a vontade boa nos conduz, porque esse é o nosso lugar, aí, onde nada mais desejaremos do que permanecer assim para toda a eternidade.
«»
Quando afirmamos que ‘o céu  começa neste mundo’… é a esta forma de pensar e viver que nos referimos... que não nos liberta de dores e aflições, mas nos concede, pela aceitação das intempéries, a paz com Deu, connosco mesmos e com os irmãos.
A conversão quaresmal terá de nos levar a este modo de vida! Vida  assente no verdadeiro Amor que é a verdadeira vontade de Deus.
Que o Divino Espírito Santo no ajude!
HN

Sem comentários: