domingo, 22 de julho de 2018

BOM... OU MAU PASTOR?!...


Jesus Cristo foi... e é o Bom Pastor! E procurou que se juntassem a Ele outros Pastores que Lhe seguissem todas as pegadas, que fossem também pastores de Sua eleição!
E diz o Evangelho de hoje (Mc 6, 30-34) que os Apóstolos que Jesus escolheu foram Apóstolos do jeito de Jesus:
Foram Apóstolos que, obedecendo às ordens de Jesus, saíram a pregar tal como Jesus lhes ordenou e chegaram satisfeitos e felizes com o trabalho realizado.
Como Bom Pastor Chefe que ama Pastores e ovelhas, Jesus sente-os cansados e convida-os a sair do espaço onde estavam para procurarem um pouco de repouso!
Mas... quando as ovelhas decidem seriamente seguir os Pastores, seguem-nos por todo o lado...
E estas ovelhas estavam mesmo decididas a seguir Jesus e os Seus Apóstolos... pois chegaram ao local escolhido por Jesus para o descanso dos Seus Pastores antes deles mesmo lá terem chegado.
E o curioso é que o Evangelho diz que Jesus se compadeceu dessa multidão de pessoas que eram ‘como ovelhas sem pastor’! E não interrompeu o descanso dos Seus Apóstolos... mas Ele próprio começou a ensinar toda aquela gente.
Grande exemplo que Jesus nos dá! Exemplo de compreensão, compaixão, misericórdia, empenhamento, Amor... de muito Amor!
Amor aos Apóstolos, cansados... e Amor às pessoas que O procuravam, trocando o descanso que, como homem, necessitava, para, como Deus, lhes falar de tudo o que precisavam para a sua felicidade terrena e eterna, porque, ou o céu começa na terra... ou pelo fechamento do nosso coração ao Amor o céu não poderá existir nunca!
Segundo as maravilhosas Palavras e atitudes de Jesus, o verdadeiro Amor Mútuo deve morar, no coração de todos os homens e mulheres, de todos os Pastores!
Todas as pessoas são um pouco ‘pastoras’ na família, no trabalho, na escola, no lazer, no meio ambiente onde estiverem inseridas, onde devem
«»
"DOAR UMA AMIZADE VERDADEIRA"
Geralmente as amizades nascem de interesses comuns, muitas delas ainda na infância. É algo natural, para o ser humano, a relação com seus semelhantes.
É um laço diferente do vínculo familiar. Aliás, devemos criá-lo também no seio da família, porque ele está acima da pertença de consanguinidade.
Seja onde for, a amizade deve ser verdadeira. Deve ser doação sincera, acolhida total, presença, amor fiel, comunhão de vida.
As amizades que nascem do Evangelho são verdadeiras e duradouras. Unem povos de culturas diferentes, de idades diferentes e de todas as raças. Unem até mesmo pessoas de países que estão em guerra.
A força do amor recíproco gera amizades onde o mundo só vê inimizade.
Doar uma amizade verdadeira é doar perdão, compreensão, é saber limar as próprias arestas para não ferir o outro.
Doemos amizade verdadeira dentro e fora da família. Demos o primeiro passo e sejamos amigos de todos, para termos amigos em todo lugar.
Abraços
Apolonio
«»
Será que é assim que tentamos viver... bem ao jeito de Jesus Cristo... o único, verdadeiro Bom Pastor?
Temos no mundo Pastores maravilhosos, verdadeiros exemplos a seguir... mas humanos como nós, sujeitos como nós aos erros e fraquezas.
E temos a tentação terrível de, em vez de escutar e seguir as suas palavras e conselhos e compreender, desculpar e esquecer as suas fraquezas e debilidades... lembramos e criticamos as debilidades e fraquezas e esquecemos as palavras!
Quanto ingratos somos, meu Deus! Quão incompreensíveis e desumanos somos para quem, como nós, se vai debatendo contra os seus defeitos próprios nos caminhos da vida!...
Aprendamos a valorizar menos as ‘nossas razões’  e a ouvir melhor e rezar mais pelos nossos ‘Pastores’!
Que o Senhor Jesus nos ajude!
Bom final de Domingo e boa semana!
HN


Sem comentários: