segunda-feira, 23 de julho de 2018

COMO CONSEGUIR IR MAIS ALÉM!



Ir mais além penso ser o desejo de toda a gente! Em caminhos divergentes, com toda a certeza! Uns querem ter melhores estudos, melhores empregos, outros melhores negócios, melhores habitações, mais e melhores haveres das mais variadas espécies!
Claro que tudo isto é ir mais além! Mas... um além que um dia não nos acompanhará na nossa mudança de morada, na nossa partida para Aquela Casa que não necessita de nenhuns destes aparatos, mas somente do que nos tiver saído do mais fundo do coração.
Uma vida poderá comparar-se, assim, a um campo de futebol, onde jogam ‘a equipa do bem’ com ‘a equipa do mal’!
Deus, que deu a vida, é o dono da vida, e a pessoa que vive a vida é o árbitro principal do jogo!
Deus... que é o dono do Árbitro ou pessoa que vive... sabe muito bem as suas capacidades e os seus defeitos, ou melhor dito, a sua propensão a proceder bem ou proceder mal! Mas, não o pressiona a nada, deixa-o agir em plena liberdade!
Mas como Amor e misericórdia que é... só pode querer o bem!...  E defende o bem, acompanha-o sempre disposto a ajudá-lo a descobrir o bem que há em si, no mais íntimo do seu ser, e a praticar o bem;
Mas... as más tendências naturais aliadas às suas fragilidades de pessoa humana que é, provocam uma luta interior entre escolher o bem... ou escolher o mal!
Se o Árbitro, a pessoa, for ensinada, tiver princípios, começará a interessar-se por estar ao lado do bem, contra tudo e todos. Começará então a prestar mais atenção às suas qualidades que começará a trabalhar ou desenvolver: a bondade, caridade, atenção, paciência, humildade, entendimento, aceitação, perdão, misericórdia, compaixão...
Mas se, pelo contrário, tiver falta de princípios, acabará por não saber muito bem o que começar a escolher... e andará por ali à procura de uma diretriz capaz. Se a encontrar, aos pouquinhos, começará por trilhar os cainhos do bem; se não tiver ninguém que o ajude a encontrar posições capazes, indubitavelmente, enveredará pelo caminho do mal...
Mas... Deus não desampara ninguém! E ao longo da caminhada, ao longo do jogo da vida, encontrará quem o chame ao bom caminho, e quem sabe, virá a ser um dos bons seguidores do Pai!
Este jogo da vida, conhecido reconhecido e assumido por todos, deve levar-nos a não criticar nada nem ninguém, mas a estar muito atento e em posição de poder ajudar a quem quer que seja que se cruze connosco no áspero caminho da vida!
Ajudar os outros a encontrar o seu verdadeiro caminho é parte integrante de todas as caminhadas, é parte integrante da vida de todos e de cada um de nós.
 «»
DAR HOJE UM PASSO PARA ALÉM DAS MINHAS POSSIBILIDADES"
Li um pequeno texto atribuído a Papa Francisco, onde ele diz: "Em tempos de copa do mundo, com relação à vida do Evangelho, não nos contentemos com um empate medíocre. Demos o melhor de nós mesmos, vivendo por algo que vale a pena."
Dar um passo para além das minhas possibilidades é vencer o jogo contra todo o mal que existe, primeiramente dentro de mim mesmo, mas também à minha volta.
Um passo para além do meu orgulho e humildemente pedir perdão a quem ofendi; um passo para além de minha soberba e descobrir o que o outro tem de bom; um passo para além do ódio, da inveja, da discórdia, da maledicência, dos julgamentos, para amar verdadeiramente e com pureza de coração.
Um passo para além da minha preguiça espiritual e melhorar cada dia mais, para poder dizer com sinceridade de coração através de minha vida: Meu Deus, eu te amo muito!
Abraços
Apolonio
«»
Vou terminar mesmo com estas palavras.
Meu Deus, eu Te amo muito, mesmo no meio de todas as minhas debilidades e fraquezas!
Ajuda-me a ajudar a que todos Te encontram e sintam imensa alegria a viver na busca do bem que Tu queres que todos pratiquemos, pois é a única forma de conseguirmos ir mais além!
Que sempre sejas louvado!
HN

Sem comentários: