quarta-feira, 25 de julho de 2018

PELOS CAMINHOS DO MUNDO...


Vagueando pelos caminhos do mundo vou colhendo nos olhares as belezas da Natureza que me vão inebriando o mais íntimo do coração e da alma!
As inúmeras paragens e inúmeros encontros com desconhecidos amáveis e queridos vão-me mostrando que o ser humano é belo e encantador, que apesar de tudo... nos corações... existe muita dedicação, atenção, acolhimento, doação e Amor!
Mas... temos de convir que é de nós mesmos que toda esta visão tem de partir!
Há duas maneiras de pensar, de ver, de olhar, de ser e de viver... que se resumem em duas palavras opostas entre si: positividade ou negatividade.
Ou, talvez seja melhor, em quatro palavras opostas duas a duas: ser positivo... ou ser negativo!
Quais destas duas maneiras de ser e de viver teremos adotado para nós?
O olhar-nos como o centro de tudo, os mais inteligentes, os mais sábios, os mais bem comportados, os mais trabalhadores, os mais pacientes, compreensivos e acolhedores... pode fazer de nós pessoas impossíveis de contatar e de conviver!
O ser positivo não quer dizer que sejamos os ou as melhores pessoas!... Pensar-nos as melhores pessoas faz-nos arrogantes e orgulhosos ou orgulhosas... o que é muito difícil de suportar por quem connosco convive!
Ser positivo ou positiva... é ter a sabedoria, antes de mais, de reconhecer muito bem e humildemente os nossos defeitos e qualidades, tentando acabar com os defeitos e desenvolver as qualidades; depois, interiorizar muito bem o tempo despendido e as dificuldades em descobrir os próprios defeitos... o tempo e esforço desmedido que temos de fazer para os combater, tendo em conta as quedas e ressurgimentos... E o esforço para ir desenvolvendo, aos pouquinhos, as qualidades, muitas vezes difíceis de descortinar por serem quase invisíveis!
Só quando conseguirmos proceder assim connosco, e olhar-nos assim, estaremos em condições de ser, de fato, pessoas positivas!
Primeiro connosco, pois acabamos por valorizar os nossos sucessos, por pequeninos que sejam; depois, com as pessoas que os cercam, temos de ter em conta as dificuldades que tivemos para abandonar os nossos defeitos e o esforço de continuar com a maior atenção para não cair nos mesmos erros.
E sabemos lá... se as pessoas que olhamos, ou muitas vezes até nos machucam na vida, têm condições de sabedoria e força para uma autoavaliação e remodelação de vida?
É que ninguém consegue mudar ninguém...
Ou as pessoas reconhecem os próprios erros e tentam corrigi-los... ou nada poderá ser feito.
Há ainda um comportamento necessário para levar as pessoas a um autorreconhecimento, é aceitá-las carinhosamente como são, tratá-las com muita atenção, fazer com elas o que queríamos que elas fizessem connosco... até que se descubram a si mesas e possam modificar-se, aos pouquinhos, como é normal para toda a gente!
Se é difícil... claro que é! Mas com a ajuda de Deus que nunca nos desampara e quer o melhor para todos nós, é possível!
Mas só com Deus mesmo! Com muita oração e escuta... e obediência aos Seus toques. Deus não nos fala com palavras, mas com sentimentos, com pequenas chamadas de atenção... um faz isto... faz aquilo... isto é melhor... e vamos questionando e escutando respostas, continuamente, ainda que no meio dos maiores trabalhos ou ruídos.
A melhor oração é esta mesmo. Focar-nos num desejo que sabemos está nos desígnios ou vontade de Deus, e manter-nos em constante interação com Ele!
Creiam que é bom demais
Boa quarta... pelos caminhos do mundo!
HN

Sem comentários: