sábado, 28 de julho de 2018

PARECE... DE PROPÓSITO!


Parece... mas não é! Não é de propósito! Mas tem de ser, de propósito, bem aproveitado para continuar a pensar no melhor crescimento pessoal e comunitário de todos e todas nós!
Depois de tanto pensar em como conseguir viver... convivendo o melhor possível, como é o querer natural de qualquer vida, vem mesmo a propósito este texto de São João Maria Vianney, o Cura de Ars, de cujos escritos guardados e revelados no tempo aprendi muito... e continuarei a aprender.
Este pequeno mas maravilhoso texto chegou-me através do ‘Evangelizo’ tendo por finalidade explicar um pouco o Evangelho de hoje, Mt 13, 24-30, que nos fala do semeador que semeou boa semente no seu campo onde o inimigo, de noite, semeou também o joio... que o dono do campo deixou que crescessem juntos até ao dia da ceifa. Vejamos:
«»
Vemos no evangelho de hoje, meus irmãos, que o senhor do campo tinha semeado boa semente, mas o inimigo veio enquanto ele dormia e semeou a cizânia. O que significa que Deus tinha criado o homem bom e perfeito, mas veio o inimigo e semeou o pecado: é a queda de Adão, queda terrível, que deu entrada ao pecado no coração do homem.
Temos de arrancar a cizânia, dizeis? «"Não!", responde o senhor, "não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa"». O coração do homem terá de permanecer assim até ao fim: uma combinação de bem e de mal, de luz e de trevas, de boa semente e de cizânia. Deus não quis destruir esta combinação e refazer a nossa natureza, de tal maneira que nela houvesse apenas boa semente. Ele quer que combatamos, que trabalhemos para impedir que a cizânia invada o nosso campo. O demónio semeia as tentações; mas, com a graça de Deus, nós temos força para o vencer, para impedir que a cizânia cresça.
Há três coisas absolutamente necessárias para combater as tentações: a oração, que nos esclarece; os sacramentos, que nos dão força; e a vigilância, que nos preserva. Felizes as almas que são tentadas! Com efeito, o demónio redobra a sua raiva quando vê que uma alma tende para a união com Deus.
«»
E porque ‘o coração do homem tem de continuar assim até ao fim: uma combinação de bem e de mal, de luz e de trevas, de boa semente e de cizânia’... é que o homem terá de abrir, e manter bem abertos, os olhos do seu próprio coração, para ser cada vez menos o maior inimigo de si mesmo.
Tendo em si o bem e o mal, terá que travar uma luta constante pelo bem, em si mesmo, antes e acima de tudo, para que não prejudique o seu próprio crescimento nem o crescimento de quem consigo vai caminhando na estrada da vida.
Hoje... começa mais um final de semana onde, como começo de uma série de textos bíblicos sobre a Eucaristia, nos vai aparecer para meditação e estudo a ‘multiplicação dos pães e peixes’ que um jovem possuía... para com eles, multiplicados, alimentar milhares de pessoas e ainda crescer muito pão e muito peixe.
Deus... bem que podia fazer tudo  sozinho... mas quer precisar da pequenez dos homens para, assim, com essa pequenez, beneficiar todos os outros homens como a todos convém!
De fato, Deus não faz outra coisa além de tentar. por todas as formas e meios, dignificar o homem... mas é preciso que o homem tenha a coragem e determinação de lutar contra os seus próprios defeitos e para o desenvolvimento capaz das suas próprias capacidades.
Oração... Sacramentos... vigilância apertada... são tudo quanto necessitamos para, com a Graça de Deus, podermos vencer o mal, em nós e em toda a gente.  
Ajudemo-nos a nós mesmos e uns aos outros, certos de que o Senhor nunca nos desamparará.
Bom fim de semana!
HN

Sem comentários: