segunda-feira, 30 de julho de 2018

CHEGA... POR AGORA!


Chega... por agora? Claro que chega!
Se de nada valeu tudo a que me expus até aqui, de nada valerá
continuar a expor-me! Até porque o que faço, é de Deus e meu, porque sozinha nunca o poderia ter levado ao fim.
Os caminhos estão à vista! Só não os trilhará... quem não quiser... ou ainda não tiver chegado ao momento certo para iniciar a mudança, porque... esse momento... só Deus, Senhor Nosso e o máximo conhecedor de nós mesmos, o sabe!
Que consigamos estar atentos, pois Ele sempre nos dirige, nos quer dirigir pelo melhor, assim tentamos ouvir os Seus sábios e carinhosos murmúrios.
«»
São Francisco Xavier (1506-1552)
missionário jesuíta
Carta de 5/11/1549, n.º 90, 34-36
Que ninguém alimente a ilusão de pensar distinguir-se nas coisas grandes, se de antemão não se distinguir nas coisas simples. Crede que há muitas espécies de fervor, ou melhor, de tentações. [...] Alguns, para não terem de renunciar à própria vontade levando a cabo o que lhes dita a obediência, almejam fazer coisas mais importantes sem reparar que, se não possuem a virtude das pequenas coisas, ainda menos possuirão a das grandes. Com efeito, ao lançarem-se em coisas insignes e difíceis com fraco espírito de abnegação e grandeza de alma, confundem o zelo com a tentação, por já não terem forças que cheguem. [...]
Digo-vos tudo isto não para que afasteis o vosso coração de empreendimentos árduos, que vos darão azo a que vos distingais como grandes servos de Deus e assim possais ser relembrados pelos vossos sucessores, mas apenas para que, nas pequenas coisas, vos mostreis grandes, progredindo no conhecimento das tentações e do vosso próprio valor, e desse modo coloqueis todo o vosso ânimo em Deus. Se assim perseverardes, não duvido de que crescereis continuamente em humildade e vida interior, e dareis muito fruto noutras almas, vivendo em paz e segurança onde quer que vos encontreis.
«»
A Natureza é feita de pequenas espécies! O mundo que habitamos da junção de pequenas partículas! E quão belas, extensas, grandes e maravilhosas se nos apresentam aos nossos olhares!
Nós, todos nós, homens e mulheres, somos Natureza, Natureza Humana, racional, a quem toda a restante Natureza foi entregue pelo Criador, para, n’Ele e com Ele, a tornarmos cada vez mais bela e agradável à vida.
A Humanidade é um todo com Deus, Videira que dá vida aos remos, ramos que são cada um ou uma de nós!
Temos um Pai Comum que é, simplesmente, Amor, compreensão, aceitação, carinho, ternura, ajuda, presença...
E nós, criticados ou não, até porque as críticas só interessam a quem as recebe se servirem para fazer algo de melhor, de contrário, serão pertença de quem as faz e de mais ninguém.
Estou... não sei bem como! Contigo, Senhor Jesus, que me acompanhas sempre.
Ampara, Senhor, os meus Amigos... e inimigos também!
Que sempre sejas louvado!
HN
  2018/07/30

Sem comentários: