sexta-feira, 27 de julho de 2018

O MEU MAIOR INIMIGO... ‘EU’


O meu maior inimigo sou eu mesma!
Estupidez... poderão pensar! Mas não! É o que a vida me vai dizendo todos os dias!
Eu...e eu... parece-me  que somos duas pessoas diferentes! E às vezes, que somos três! Três seres diferentes! Um é o que eu sou na realidade; outro o que eu vou descobrindo que sou; e ainda outro... o sonho do que eu deveria ser... do que deverei vir a ser... mas ainda não consegui!
Esquisito! Mas é verdade! E... dá-me que pensar e que lutar! Uma luta desmedida, sem tréguas!
E agora: o que eu sou na realidade... não sei! É o que ando a descobrir todos os dias. E faço cada descoberta... que me faz rir... que me faz chorar... que me faz pensar e tomar decisões!
Uma trabalheira! 
Imaginemos que me julgo uma pessoa muito sensata... compreensiva... capaz... e no decorrer de alguma conversa descubro que sou uma má língua, com tendência a falar mal de tudo e de todos. Não tenho outro remédio senão dizer a mim mesma que estou errada... e que tenho de tentar a todo o custo não pensar nem falar mal de ninguém... porque quem fala mal... é porque pensa mal, e ninguém tem esse direito. Cada um é como é, e ninguém sabe o verdadeiro porquê do comportamento de ninguém, pelo que temos de acolher, compreender, respeitar... e ajudar... isso sim. Ajudar!
Depois... olho-me... olho-me profundamente, e olho à minha volta, e revolto-me porque me vejo uma pessoa maravilhosa, trabalhadeira, amiga, presente, que ajuda... e ninguém valoriza o que eu sou e faço... e vejo nisso uma aberração, uma covardia que não posso continuar a aguentar! E queixo-me de tudo isto... ou seja... estou a cair no mesmo erro da má língua que estou a tentar corrigir. Mas... pior ainda! Estou a colocar-me bem no centro do meu mundo... e a esquecer tudo o mais!
E lá vem uma amiga que me dá um pouco de aconchego, uma palavra de carinho e compreensão! E eu olho para essa amiga, ou amigo, com os olhos do coração, com olhos de ver... e vejo nela tão boas ou melhores qualidades do que as minhas! E então acabo por descobrir que penso demais em mim... no que me dizem... e no que me fazem... e que me penso uma vítima, mas que afinal, não sou tanto assim!
E lá vou eu tentar levantar-me mais uma vez, lutando contra a má língua... e contra o egoísmo!
De cada descoberta vou reconhecendo melhor quem sou... e lutando para ser melhor... sem saber até onde poderá chegar a minha luta nem as minhas conquistas!
E... consciente de que a única pessoa que posso mudar é a mim mesma.... lá me vou acertando comigo e com quem me rodeia, numa luta constante, até onde as forças me puderem levar... sem nunca poder saber ao certo onde poderei chegar!
Haverá no mundo alguém que me dê mais trabalho do que eu a mim mesma? Penso que não! E se há... é porque não estou a levar a vida a sério!
O meu maior inimigo... sou eu! É contra os meus maus costumes, maus jeitos, más maneiras de ser que eu tenho de lutar para poder ser, um pouquinho só que seja, amiga de tudo e de todos como Deus quer que eu seja! 
Se eu assim fizer... acabarão as chatices entre mim e os meus amigos, entre mim e os meus familiares, e todos poderão viver numa verdadeira paz e fraternidade!
Que Deus, Jesus, o Espírito Santo nos ajude!
HN

Sem comentários: