sábado, 21 de julho de 2018

DOAR... MAS O QUÊ?


Quando doamos... seja o que for... é porque no nosso coração reina o Amor!
Fala-se por demais em doar, em partilhar, mas... o quê? O que deveremos, na realidade, partilhar?
Somos seres sociais por excelência! E como tal, a vida já é uma partilha constante! Na nossa permanente interação, está sempre presente a doação e partilha do ser e do querer! E neste contexto, o egocentrismo e o egoísmo que muitas vezes acabam por se instalar em muitos corações, têm de ser desvalorizado, pois além de não nos levarem a lado nenhum que valha a pena, muito pelo contrário, fazem de nós pessoas impossíveis de aguentar, e, pelo facto, tendentes a ser mesmo abandonadas ou acompanhadas apenas por compaixão!
Compaixão... que também não podemos esquecer... pois é, ou deve ser, parte integrante de todos nós!
Mas... muitas vezes perdemo-nos a falar de partilhas: partilhas de roupas, dinheiros, géneros alimentícios e não sei que mais... coisinhas que damos, que partilhamos por amor e compaixão.
Estas partilhas... podem até ser muito urgentes pela sobrevivência de alguém... mas as verdadeiras partilhas... aquelas que vale mais a pena partilhar porque nos levam muito além de nós mesmos, são o que temos e somos,  bem por dentro de nós, e que muitas vezes passa despercebido a quem nos vê, assim, olhando-nos de passagem! E quantas vezes em momentos em que não conseguimos parecer quem somos devido a intempéries ocasionais mal assimiladas.
Chamou-me muito à atenção o texto que se segue:
«»
"COMPARTILHAR DE TODO O CORAÇÃO ALEGRIAS E SOFRIMENTOS"
O desejo de fraternidade nos leva a uma partilha plena com os irmãos, fazendo-nos colocar em comum alegrias e sofrimentos. 
É interessante ver que a partilha produz um significado diferente, segundo a situação: um sofrimento partilhado, traz a sensação de que o peso foi dividido e tornou-se mais leve: o sofrimento diminui; uma alegria partilhada traz a sensação de que se multiplicou: a alegria aumenta.
Para ter o efeito de comunhão, a partilha deve ser feita de todo o coração, com muita sinceridade e espontaneidade.
Então não vem em relevo quem doa e quem recebe, pois já somos um só coração e uma só alma.
Abraços
Apolonio
«»
‘Um só coração e uma só alma!’
Não foi assim que Jesus ordenou que fossemos, que vivêssemos!
As verdadeiras e mais importantes partilhas são as que nos saem do mais fundo do coração! Aquelas coisas que temos necessidade de partilhar, mas muitas vezes não sabemos com quem, ou não temos com quem!
Somos seres sociais, devemos ser todos amigos, é um fato, mas não é com todos os amigos que podemos falar naturalmente de tudo o que nos vai na alma e no coração!
Daí, o realce que devemos dar ao encontro entre grupos de pessoas que têm os mesmos gostos, os mesmos desejos, as mesmas opiniões, que querem crescer dentro de um determinado número de valores humanos, e se são humanos, também são cristãos, seguidores de Jesus Cristo que foi o Maior e Melhor de todos os seres humanos, que nos veio ensinar a ser humanos de verdade!
É por isso que me custa tanto não poder participar no meu encontro semanal com o grupo de amigos especiais!
Todos... sem exceção, deveríamos ter, assim, um grupo de amigos e amigas! Daqueles amigos que ouvem e calam, que falam, acolhem, e não deixam escapar nada para fora do grupo!
Que grupos.... meu Deus!
Que sejamos capazes de ter grupos de amigos assim, pois  será muito bom para todos nós.
HN

Sem comentários: