terça-feira, 7 de abril de 2020

O VALOR DA VONTADE!



Eu sabia que a vontade tem um grande valor, sem vontade, por muitas vezes, uma enorme força de vontade, não conseguimos nada na vida.
Ao longo do tempo, com muita vontade de ser uma pessoa melhor, fui-me descobrindo, e verificando a enorme força que a vontade exercia em mim, exerce em nós.
E Deus, que nos chama carinhosamente para Si, mão nos obriga a nada, e só age diretamente em nós se nos abrirmos a Ele de todo o coração, com todo o nosso querer, com toda a nossa vontade que Ele respeita, pois como nos criou livres, respeita-nos.
Á, Senhor, assim nós fizéssemos contigo!
Acerca deste tema… tantas coisas tenho para contar Jesus, Tu sabes! Mas não sei como começar, nem o que dizer, pois o mais certo é ser incompreendida por quem ler o texto.
Então, e porque me tocou por demais, aqui vai o que recebi de Evangelizo
«»
Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)
monja beneditina
«O Arauto», Livro IV, SC 255
Recordando-se da condescendência do Senhor, que, no final daquele dia, como está dito, foi a Betânia (cf Mc 11,11), a casa de Marta e Maria, Gertrudes foi inflamada por um vivo desejo de O receber.
Aproximando-se de uma imagem do Crucificado, beijou-lhe com profundo sentimento a chaga do santíssimo lado, deixando-se penetrar inteiramente pelo desejo do coração amantíssimo do Filho de Deus, e suplicou-Lhe, pela força de todas as orações que jamais subiram àquele coração infinitamente suave, que Se dignasse descer à pequena e indigna estalagem do seu coração. Na sua benignidade, o Senhor, que está sempre perto de quantos O invocam (cf Sl 144,18), fez-lhe sentir a sua presença tão desejada e disse-lhe com suave tristeza: «Eis-Me aqui! Que queres oferecer-Me?» E ela: «Sede bem-vindo, Vós sois a minha única salvação e todo o meu bem - que digo? O meu único bem». E acrescentou: «Meu Senhor, na minha indignidade, nada preparei que convenha à vossa divina magnificência; mas ofereço todo o meu ser à vossa bondade. Cheia de desejos, peço-Vos que Vos digneis preparar Vós em mim o que pode convir melhor à vossa divina benignidade». O Senhor disse-lhe: «Se Me concedes ter em ti essa liberdade, dá-me a chave que me permitirá tomar e pôr sem dificuldade tudo o que Me aprouver, tanto para o meu bem-estar como para minha reparação». Ela perguntou-Lhe: «E que chave é essa?» Resposta do Senhor: «A tua vontade».
Estas palavras permitiram-lhe compreender que, se alguém deseja receber o Senhor como hóspede, terá de Lhe consagrar a chave da sua vontade, submetendo-se por completo a Ele e confiando em absoluto na sua doce benignidade, a fim de realizar a sua salvação em todas as coisas. Quando tal acontece, o Senhor entra nesse coração e nessa alma, a fim de realizar tudo quanto o seu comprazimento divino possa exigir.
«»
Sinceramente… tocam-me muito estas conversas tão sentidas, tão íntimas, tão fortes, tão sublimes, tão simples, tão belas e dignificantes!
Tenho momentos… muitos momentos que fico baralhada, rezo, oro, sem saber muito bem o que pedir ao Pai. E peço muitas vezes, sem saber se estou a pedir bem ou mal. Sei de fonte segura que os tempos de Deus, de Jesus, não são os nossos, e o que nos parece estar muito difícil às vezes está mesmo à beirinha de ser bem resolvido!
Então… no meio de orações, petições, agradecimentos… saem louvores e o ‘faça-se, Senhor, a Tua vontade!’
Mas… que ninguém se perca no caminho que tens para cada um!
Sei que a época é difícil. Muita prisão em casa, tudo muito parado e o Covid 19 sempre a trabalhar!
Ainda não entendi nada disto, mas Deus é Pai Misericordioso e bom, amoroso e justo, que só quer o bem da Humanidade que criou!
Temos visto comportamentos maravilhosos, pessoas que não poupam trabalhos para o bem de todos, corpos separados mas de corações bem unidos e interessados uns pelos outros, irmanados como nunca se viu. Que quererá Deus que modifiquemos na nossa forma de ser e de viver? Estejamos alerta, com vontade bem forte de agir perante o que nos for pedido, atentos e bem abertos à Sua Novidade que nunca nos deixa ficar mal!
Um bom trabalho para a Semana Santa que se iniciou!
Que sempre seja louvado!
Hermínia Nadais




Sem comentários: