sábado, 18 de abril de 2020

OITAVÁRIO DA PÁSCOA!


O Oitavário da Páscoa está a chegar ao fim, pois vai do Domingo de Páscoa ao  Domingo do Divina Misericórdia ou 2º Domingo de Páscoa!
Faz tempo que me tenho esforçado por prestar a maior atenção às Leituras da Liturgia Diária e às homilias de todas as Eucaristias.
Quando podia ir à Eucaristia diariamente e sabia que o Sacerdote não fazia homilia, prestava atenção à Eucaristia que a Canção Nova transmitia de Fátima, que é na Eucaristia ferial que participo agora.
Quantas coisas tenho aprendido. Nunca dei tanta atenção ao Oitavário da Páscoa como este ano… foi maravilhoso, foi muito bom, está a ser muito, muito bom!
«»
"DESCOBRIR A PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DE NÓS"
Deus é onipresente, isto é, está em todos os lugares. Porém, perceber a sua presença depende de um ato interior, que está ligado ao desejo sincero de amá-lo.
Portanto, se não o escolhermos, nunca perceberemos a sua presença.
Descobrimos a sua presença primeiramente dentro de nós, em nosso coração; depois, como consequência, descobrimos a sua presença no próximo, em qualquer irmão que amamos. Depois, o irmão pode nos retornar o mesmo amor.
No amor mútuo descobrimos a sua presença entre nós. Esta foi a promessa feita por Jesus: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18,20)
Ele está na sua Palavra anunciada, acolhida e, sobretudo, vivida; Ele está nos seus ministros e apóstolos; Ele está também na Eucaristia, no pão repartido na mesa da comunhão.
Ele está em todos os lugares, mas só o descobre quem o busca com os olhos do amor.
Abraços
Apolonio
«»
Buscar Jesus com os olhos do amor! Talvez, sim, o amor tenha aumentado, ou melhor dizendo, vai aumentando devagarinho!
Já vivi muitos Oitavários da Páscoa, e nada se repete, cada ano me diz algo diferente, que me leva a orientar a vida de uma outra forma ou a recomeçar algumas atitudes, com nova alegria, novo ardor!
Recomeçar é deixar os erros cometidos e enveredar por caminhos novos, é como que recomeçar uma história conhecida e dar-lhe um fim diferente, é fazer experiências novas.
De fato, a Palavra de Deus é sempre nova, de todas as vezes que nos debruçamos a sério sobre um pouquinho dela, diz-nos algo qua ainda não tínhamos descoberto!
Que nos dirá amanhã, no Domingo da Divina Misericórdia?
Dependerá do amor que colocarmos no que lermos, ouvirmos e sentirmos!
Que o Espírito Santo nos ajude!
Hermínia Nadais

Sem comentários: