sábado, 4 de abril de 2020

PRENDER JESUS!


Embora sinta profundamente que O tenho preso, nunca me tinha passado pela cabeça tal coisa!
De fato, estamos sempre a aprender, e não devemos perder tempo para aprendermos sempre mais!
Quando falava em Jesus, muitas vezes usava o termos estar presa a Jesus. Hoje, aparece-me este texto em Evangelizo, escrito pelo grande Santo Agostinho:
«»
«Se a Lei chama "deuses" a quem a palavra de Deus se dirigia, e a Escritura não pode abolir-se, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: "Estás a blasfemar", por Eu ter dito: "Sou Filho de Deus"?» De facto, se Deus falou aos homens para que eles fossem chamados deuses, como poderia a Palavra de Deus, o Verbo que está em Deus, não ser Deus? Se os homens, porque Deus lhes fala, se tornam participantes da sua natureza e se tornam deuses, como poderia esta Palavra, por onde lhes chega tal dádiva, não ser Deus? [...] Quando te aproximas da Luz e a recebes, tornas-te filho de Deus; se te afastares, permaneces na escuridão e tornas-te filho das trevas (cf 1Tess 5,5). [...]
«Acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». O Filho de Deus não diz «o Pai está em Mim e Eu estou no Pai» no sentido em que os homens o podem dizer. De facto, se os nossos pensamentos forem bons, estamos em Deus; se a nossa vida for santa, Deus está em nós. Quando participamos na sua graça e somos iluminados pela sua luz, estamos nele e Ele em nós. Mas [...] o que é próprio do Senhor é diverso do que é uma dádiva feita ao seu servo; o que é próprio do Senhor é a igualdade com o Pai e a dádiva atribuída ao servo é participar no Salvador.
«De novo procuraram prendê-lo». Que pena não O terem prendido – mas pela fé e pela inteligência, não para O atormentar e O matar! Neste momento em que vos falo [...], todos, vós e eu, queremos prender Cristo. Que significa prender? Significa compreender. Mas os inimigos de Cristo procuravam outra coisa. Vós prendei-lo para O possuir, eles queriam prendê-lo para O destruírem. E, porque queriam prendê-lo desta forma, o que fez Jesus? «Escapou-Se das suas mãos». Não conseguiram prendê-lo porque não tinham as mãos da fé. [...] Nós prendemos verdadeiramente a Cristo se o nosso espírito captar o Verbo.
«»
Prender Jesus pela fé e inteligência, diz Santo Agostinho. Eu pensava estar presa a Jesus pela fé e pela dedicação e amor.
Prender, significa compreender, diz o mesmo Santo!
Que é que eu compreendo de Jesus? Que Ele é Amor, Misericórdia, Perdão, Justiça, Paz, Companhia, Ajuda… sei lá tantas coisas mais… mas eu compreendo um pouquinho só, como o posso prender com esse pouquinho?
Afinal, em que fico?
Estou presa a Jesus, ou tenho preso Jesus?
Pela Fé?… Pela forma como acredito n’Éle?... só pode ser. Mas ainda assim, penso que Ele me prende com a Sua imensa misericórdia e perdão! Vou dormir… com Ele! Boa noite!
Hermínia Nadais


Sem comentários: