terça-feira, 14 de abril de 2020

MARIA MADALENA


Para Maria Madalena, irmã de Lázaro e de Maria, Jesus era o tudo! O tudo quando com Ele se cruzou na vida, e o tudo depois da Sua morte, pois logo que lhe foi possível correu para o Sepulcro para estar perto  d’Ele, talvez… para O encher de novo de perfumes!...
O Sepulcro aberto, dois homens dizem que Ele Ressuscitou… mas ela… quer vê-l’O, o desejo de O ver era grande. Olha ao lado… e o Jesus que estava ali, ao seu lado, pertinho dela, era para ela o jardineiro. Só quando Jesus a chamou pelo nome, ela O reconheceu! Agora… o porquê do ‘não me detenhas…’ de Jesus!
«»
São Máximo
o Confessor (c. 580-662), monge, teólogo
Centúria sobre a teologia, II, nos. 45-47
Aquele que considera que o Senhor é apenas o Criador dos seres que se encontram no devir e na corrupção não O reconhece, mas vê nele o jardineiro, como Maria Madalena. É por isso que, para seu bem, o Mestre evita o contacto com esse homem, e lhe diz: «Não Me toques»; pois ele não está ainda capaz de ascender com Ele para junto do Pai (cf Jo 20,15-17). Ele sabe que o homem que se aproxima dele supondo que Cristo Se encontra mais abaixo do que realmente se encontra faz mal a si próprio.
Aqueles que, vindos da Galileia, fecharam as portas e foram sentar-se no quarto de cima com medo dos judeus (cf Jo 20,19-20), ou seja, aqueles que, vindos da terra das revelações, foram abrigar-se no alto da contemplação divina e fecharam os sentidos como quem fecha uma porta, com receio dos espíritos do mal, recebem o Verbo de Deus, que vem a eles sem saberem como, que lhes aparece fora da perceção dos sentidos, que lhes concede a impassibilidade pela paz, que partilha com eles o Espírito Santo pelo sopro divino, que lhes concede o poder de expulsarem os espíritos malignos e lhes mostra os símbolos destes mistérios. Para aqueles que procuram conhecer o Verbo de Deus na carne, o Senhor não sobe para o Pai; mas, para aqueles que O procuram no Espírito pela contemplação elevada, Ele sobe para junto do Pai.
Não mantenhamos, pois, cá em baixo Aquele que veio cá abaixo pelo seu amor pelos homens, mas subamos ao alto com Ele, ascendendo para junto do Pai, deixando a Terra e as coisas da Terra, não vá Ele dizer-nos também a nós o que disse aos judeus que não se deixavam conduzir: «Para onde Eu vou, vós não podeis vir comigo» (Jo 8,21). Porque, sem o Verbo, não é possível ascender para junto do Pai do Verbo.
«»
Cada dia aprendemos um pouquinho mais de tudo aquilo que está escrito nos livros denominados Palavra de Deus, naquela Biblioteca chamada Bíblia!
‘Não Me detenhas’, disse Jesus! Porque… ainda não estás pronta para Me seguir como é preciso, ainda não Me reconheces em qualquer situação que se te apresente, ainda não foges do meio do mundo para te livrares a sério do mal e te entregares a Mim…
O Espírito Santo, Espírito de Deus, o Amor entre Filho e Pai, derramado nos corações, na alma, no espírito, move a inteligência, a memória, a vontade, a sensibilidade!
Será… que estamos prontos a seguir Jesus… a sermos Suas testemunhas junto de quem ainda não O conhece bem nem O ama como deve? Será que estamos prontos a servir Jesus nos irmãos, quaisquer que sejam, nossos amigos ou nem tanto assim? Será que estamos preparados a ir com Ele até ao Pai, quando formos chamados desta vida?
O dia de amanhã não nos pertence, é no dia de hoje, neste segundo, que eu tenho de me sentir minimamente preparada!
Jesus não está longe de mim, está a meu lado, até mesmo no mais íntimo do meu coração!
Mas a intimidade, aumenta, tem tendência a aumentar. Ou aumenta, ou desaparece!
Leitura e Meditação da Palavra, Louvor e participação na Sagrada Eucaristia, as orações Mais variadas, a vida assente no Amor a Deus e aos irmãos, ver em tudo a mão amorosa de Deus, até nos maus acontecimentos que muito nos ensinam, tem de ser o nosso lema!
Que Jesus Ressuscitado que apareceu a Maria Madalena nos apareça a nós também como Ele deseja, pois há imensas formas de ver Jesus!
Que o Espírito Santo nos alumie e fortaleça!
Hermínia Nadais

Sem comentários: