segunda-feira, 27 de abril de 2020

PRESENÇA DE DEUS NO MUNDO


 Se o mundo, a nossa casa comum, é obra de Deus, Deus está presente na Sua obra!
Mas, depois de criar o mundo, dizem as Escrituras que criou o Homem à Sua imagem e semelhança!
Enão, a Humanidade, é imagem e semelhança de Deus.
Ao criar o Homem, e a mulher ordenou-lhe que cuidasse de tudo o que antes tinha feito para o seu bem-estar!
Então, o Homem tem de fazer tudo pelo seu bem-estar na sua casa comum?
E será que tem feito? E será que faz? Será que cada um ou uma de nós se esforça pelo bem comum de toda a sociedade em geral?
São questões que cada um ou uma terá de responder. Mas não basta responder, é preciso mudar o comportamento se se tornar necessário para o bem de todos.
Quando vemos uma ervinha a nascer, um cabeço enorme, o bramir do mar ou as nuvens correndo pelos céus é a mão amorosa de Deus que ali está, sem sombra de dúvida.
Não sei como falar da presença de Deus no mundo, pois não há sítio onde Ele não esteja. É só abrirmos bem os olhos e os ouvidos e prestarmos atenção em tudo o que aparece feito sem a mão do homem.
Mas, o homem, o maior ser de toda a criação, tem de sentir, de ver, de apreciar, de viver a presença de Deus de uma forma mais profunda.
Deus fez-se presente no mundo através do Seu Filho Jesus, que é a Sua Palavra e as Suas atitudes! Tudo quanto Jesus fez foi por obediência ao tratado com o Pai e ao Espírito Santo, o Amor que os une aos dois, ficando três, a Trindade, três pessoas e uma só natureza, a Natureza Divina.
Podemos chegar a esta conclusão pelas Palavras e atitudes de Jesus, presente no mundo pela Palavra que nos deixou, e pelo Pão em que Se tornou, dois alimentos indispensáveis ao nosso crescimento espiritual e à nossa caminhada para uma vida eterna feliz na Sua companhia.
Nesta meia dúzia de palavras está dito e essencial. Mas, Deus é tão grande, tão misericordioso, tão compreensivo, tão presente… que há tanto a dizer, tanto a aprender, tanto a viver, tanto a partilhar, que quanto mais se aprende, compreende, aceita, vive… mais coisas nos aparecem para recompor a nossa maneira de ser e agir.
A Palavra de Deus e a Eucaristia são a presença real e sensível de Deus entre nós! Quem dera que todas as pessoas pudessem afirmar o mesmo, pois era testemunho de que já tinham sentido e vivido a presença de Jesus no mais profundo do seu coração em algum momento da vida.
Senhor, torna-Te presente ao coração de todos os homens e mulheres! Não os deixes sofrer sem saberem bem porquê, pois longe de Ti o sofrimento é maior, e nem sequer se dão conta disso!
Senhor! Eu confio em Ti!
Amém!
Hermínia Nadais

Sem comentários: