quinta-feira, 23 de abril de 2020

PEQUENAS/GRANDES TAREFAS!


Como sinto necessidade de me inteirar cada vez mais de quem sou e para o que nasci, tenho por hábito ler inúmeros textos provindos dos mais diversos locais, tanto livros como espaço net.
Então numa destas leituras encontrei uma frase de Dom Orione que achei muito interessante: A tarefa mais difícil para um ser humano é dar à luz a si mesmo.” E continuou: “Embora carreguemos este anseio no mais profundo do coração, são muitas as amarras que nos prendem à velha criatura: as máscaras, que utilizamos quase instintivamente; o condicionamento que a expectativa dos outros exerce sobre nós; e a dificuldade de sermos nós mesmos em um mundo que nos quer transformar apenas em mais um no meio da massa.
O ato de nascer de novo, tal como Jesus nos propõe, não é obra humana, mas provém do Espírito Santo, o grande artista que toma nosso coração desfigurado pelo pecado e o transfigura segundo a imagem do Pai. Que possamos ser dóceis à ação do Espírito para um dia termos a alegria de proclamar como São Paulo: ‘Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim (Gl 2, 20).
Mediante esta leitura, pus-me a pensar profundamente em todo o decorrer da minha vida e como fui, aos pouquinhos, encontrando caminho que penso verdadeiro.
Depois… pensei mais ainda no meu hoje, com todos os anos que carrego, com todas as pre’ocupações’ que me enchem a vida e com toda a calma e saber com que as tento resolver, com as desconfianças que tenho de mim mesma que em certos momentos me parece que não me reconheço na minha forma de pensar, e muito menos de ser e agir.
Ora, quem dá à luz um ser, tem que o acompanhar até que se desenrasque sozinho, que saiba o que fazer, dizer e querer ser um dia.
E paro, estupefacta! Afinal, a minha vida, no seu dia-a-dia, é um constante dar à luz a mim mesma, é uma constante descoberta do que sou, do que pretendo, e, antes e acima de tudo, do que Deus quer de mim, que me obriga muitas vezes a fazer o que me custa, a sorrir quando me apetece chorar, a estar acordada quando me apetece dormir…
Realmente… quando se fala em nascer de novo, é isto que tem que se fazer. É mudar de atitudes, mudar de formas de pensar e de ser, é transformar o egoísmo em solidariedade e altruísmo, a tristeza em alegria, o ódio em fraternidade e amor!
São estas as nossas pequenas/grandes tarefas, pois sem elas nunca seremos nada na vida!
Que o Senhor nos ajude!
Hermínia Nadais

Sem comentários: