segunda-feira, 21 de novembro de 2022

TUDO… OU NADA!

 


 TUDO… OU NADA!

Com o Senhor é mesmo assim! Ou damos tudo… ou parece que não damos nada. Falo por mim!

Desde bem pequenina que acolhi com o maior cuidado a Palavra de Deus, participava nas Eucaristias e outras orações coletivas.

O tempo foi passando, e fiz sempre todo o possível por viver da melhor forma, de acordo com a Igreja de que, batizada, sempre fui parte integrante!

Conforme a idade foi passando e as atividades laborais deixaram de ser obrigatórias, cada vez mais me interessava por uma vida digna e dignificante.  Mas como não conseguia perceber muitas coisas, decidi dar muita atenção à Liturgia Diária principalmente a dominical, preparada o melhor que posso e sei.

E quanto mais me esforço, mais aprendo… e mais me convenço de que a aprendizagem e vivência é de tal forma grande e majestosa que não passarei nunca de um pequenino nada, de saber e viver um pouquinho apenas.

Ontem, o dia de Cristo Rei tocou-me por demais.

Hoje, surge-me um dia dedicado à Mãe Maria, o que não percebi muito bem.

Fui ao Secretariado Nacional da Liturgia e tirei o que apresento a seguir:

“Memória

No dia seguinte à dedicação da basílica de santa Maria a Nova, no ano 543, construída junto ao muro do antigo templo de Jerusalém, celebra-se a dedicação Apresentação da Virgem santa Maria que a Mãe de Deus fez de si mesma, desde a infância, movida pelo Espírito Santo, que a encheu de graça na sua Imaculada Conceição. Esta memória está relacionada com uma piedosa tradição atestada pelo evangelho apócrifo de Tiago. Remonta ao século VI no Oriente e ao século XIV no Ocidente.

 Li… reli… e voltei a ler… mas perceber a sério… claro que não percebo. Aceito e pronto!

Cada vez me convenço mais de que tenho de acreditar no que não compreendo, de enraizar cada vez mais a Fé, em Maria Santíssima, em Deus, na Trindade Santa, na Eucaristia, em tudo o que me ligue mais a Deus e aos irmãos!

Há uma coisa cuja grandeza não consigo perceber mesmo! O Amor, a entrega, o cuidado com tudo e com todos. Eu… conheço “meia dúzia” de pessoas, e quando algo de mau lhes acontece faz-me sofrer por demais. Como é que Nosso Senhor e Nossa Senhora, Deus Pai e o Espírito Santo, conseguem ajudar, ser presentes a toda a gente… e continuarem sempre os mesmos???

E o ser presentes… tenho a certeza que são! Eu não sou mais do que ninguém, muito pelo contrário, e sinto as Suas presenças na minha vida, no meu paupérrimo coração!

Maria, Mãe Querida, que Te ofereceste ao Senhor para o que Ele quisesse de Ti, ajuda-nos a seguir as Tuas passadas e a oferecer-nos sempre ao Senhor para o que Ele quiser de nós!

Que Lhe demos tudo, tudo, pois também nos dá tudo, a todos os momentos!

Obrigada, Mãe de Deus e Mãe Universal!

Hermínia Nadais

Sem comentários: