quarta-feira, 30 de novembro de 2022

EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS!

 

EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS!

O tempo e a vida têm que ser aproveitados ao máximo!

Temos por hábito participar na Missa Dominical, ou na Missa Vespertina, no sábado anterior. Como cumprimento do primeiro mandamento da Santa Igreja!

Mas… o Amor que deveremos sentir por Jesus, pelo pai, pelo Espírito Santo, deve levar-nos mais longe! As Eucaristias ou Missas como vulgarmente chamamos são celebradas todos os dias… e como… para alimentar o corpo temos de tomar várias refeições ao dia, para alimentar o Espírito ou Alma, passamos apenas com uma refeição semanal? Não será muito pouco? E se fosse bem preparada, com Leituras lidas e meditadas antes da Eucaristia para podermos interiorizar melhor a Homilia, ainda nos daria algo, mas… na maior parte das vezes, sem nenhuma preparação, as Leituras Bíblicas ouvidas uma única vez, que normalmente entre por um ouvido e sai logo pelo outro… não nos pode ajudar mesmo. As Homilias ajudam-nos a interiorizar e tirar conclusões sérias para melhoras a nossa maneira de ser e agir, mas não chega!

Desde sempre me interessou a Eucaristia semanal, e agora, que tenho disponibilidade de participar nela, não a deixo por nada, só em casos muito especiais que me impeçam mesmo.

Não tenho sítio certo onde ir, mas há atitudes tão marcantes que nos levam a ir… onde melhor nos chegam ao coração da vida!

Os celebrantes são diferentes, cada qual com seu jeito especial, com sua maneira de ser!

Hoje, participei numa Eucaristia onde o Sacerdote se sentou no momento da Homilia. E enquanto eu pensava que não haveria Homilia… o jovem Sacerdote transformou-a numa maravilhosíssima oração, levando as pessoas a uma  enorme interiorização do Evangelho através do qual se foi fazendo uma profunda revisão de vida, seguida de chamada de atenção para a mudança de atitudes, cada qual conforme a sua própria meditação e vida.

Tudo adequadíssimo ao tempo que estamos a viver, o Advento.

Louvado sejas Senhor, pelos Sacerdotes que nos pões no caminho, Pena… que nem todos assim procedem

Na hora da distribuição da Sagrada Comunhão, ao Ministro Extraordinário foi dada a Comunhão sob as duas espécies, assim como aos acólitos e ao Leitor de todos os dias. Fiquei extasiada! O Sacerdote dava-lhes a Partícula e segurava o Cálice para a molharem ali antes de a colocar na boca. Uma das maiores belezas, senão a maior beleza que pude observar. 

Já experienciei a Comunhão sob as duas espécies e toca muito mais fundo o coração. 

Olhei atentamente dois acólitos, os que via do sítio onde estava, e passado algum tempo, ainda se conservavam inertes, bem longe dali, com o coração a saltitar de alegria e satisfação!

Escrevo isto de olhos molhados, molhados de alegria.

 São situações como estas que nos ligam profundamente ao Senhor e nos levam a tudo fazer por Ele e pelos nossos irmãos, indefinidamente!

Que sempre sejas louvado, Senhor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: