quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

CURAR SURDOS… CEGOS!...

 


CURAR SURDOS… CEGOS!...

Faz tempo, anos, que presto muita atenção à Liturgia Diária. Mas quando me decidi levar mais a sério a Liturgia Dominical, mais me interessei pela de todos os dias.

O interessante é que, quanto mais seriamente nos debruçamos sobre a Liturgia Diária, em vez de a compreendermos integralmente, pelo contrário, descobrimos imensas aprendizagens importantíssimas que nos ajudam a alterar a maneira de ser e estar… e acabámos sempre por ficar sem compreender alguma coisa, ficamos sempre na espera de mais!...

Hoje, chamou-me muito à atenção as curas, em especial dos surdos e cegos…  surdos e cegos, cujos ouvidos não escutavam e os olhos não viam, e Jesus pô-los a ouvir e a ver.

Uma maneira de nos dizer que há outro tipo de surdez e cegueiras muito mais importantes do que essas.

Este tempo de Advento é mesmo ideal para a cura dos surdos… dos cegos… não do corpo… mas do espírito, da alma!

E não pensemos que são só os outros que estão surdos e cegos… porque cada um ou uma de nós tem, mais ou menos, momentos de surdez e cegueira!

Quantas vezes a Palavra do Senhor não nos diz nada… porque não temos capacidade de a ouvir bem, interiormente, para a poder compreender e integrar na vida! E quantas vezes descobrimos as nossas asneiras ou pecados e não tentamos corrigir-nos… e vemos pessoas a precisar de nós e não conseguimos dar um passo para ir ao seu encontro.

Isto é surdez… isto é cegueira!

Senhor Jesus, que neste Advento sejamos capazes de crescer como desejas e como tanto necessitamos! E que toda a gente cresça, Senhor, para Ti e para o mundo, para que haja mais paz e amor fraterno na humanidade que com tanto amor e carinho criaste, e cuidas!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: