sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NATAL... NASCIMENTO!

 

 NATAL... NASCIMENTO!

Quando nascemos… não somos só filhos dos nossos pais!…

O Batismo não nos torna Filhos de Deus, filhos de Deus somos todos nós quando nascemos! O Batismo liga-nos à Missão da Igreja do Senhor Jesus, e ficamos com a missão de mestre, sacerdote e rei, ou seja, a missão de Jesus e da Sua Igreja no mundo.

A importância do Batismo é incomparável… é grande demais para poder ser dita.

Faz tempo que as pessoas, antes de serem batizadas, tinham uma grande preparação, uma profundíssima catequese, o catecumenado.

Agora… são batizadas em crianças.  E como poderão viver bem o seu Batismo, se os pais e padrinhos não estiverem bem catequizados, não conhecerem minimamente a enorme importância deste maravilhoso Sacramento de Iniciação Cristã?

A Celebração do Batismo não é uma festa qualquer, é a entrada da pessoa na Missão da Igreja Católica, o Corpo Místico de que Cristo é a cabeça e todos os batizados são os membros.

Esta nova situação tem de ser levada muito a sério para poder ser minimamente vivida.

Tem de ser muito trabalhada na Família, Família que muitas vezes desconhece a verdadeira missão de batizados… como pode compreender a sua missão junto dos filhos para quem pede o Batismo?

A importância da Família é enormíssima, mas nunca foi vista como devia ter sido. Agora fala-se muito na Família, poder ser que comece a ser tratada e preparada conforme o seu extraordinário valor na Igreja e em toda a sociedade.

A Catequese é uma grande Missão da Igreja… que além de ser feita com as crianças e adolescentes, devia estender-se a toda a gente, porque em todos os segundos aprendemos algo, e deixar de colocar Deus no primeiro lugar da vida… tudo quanto se refere a Deus deixa de ser vivido como deve.

Uma Eucaristia Dominical por semana não dá aos cristãos, de forma alguma, o que necessitam para viverem bem ao jeito de Jesus Cristo como pelo Batismo se comprometem a viver.

Quando se fala num encontro profundo com o Senhor num qualquer retiro ou situação… é, de facto, um encontro com Jesus escondidinho no coração, e que, aos pouquinhos, será descoberto pela pessoa que começará a viver do jeito d’Ele, e a mostrá-l’O, na sua forma de sentir, de ser e de viver.

Deus, Jesus, não nos obriga a nada, mas espera pacientemente que O encontremos em nós mesmos e façamos crescer em nós as obras que O identificam em nós junto dos demais!

Será que isto é Natal? Será que é por isto que dizemos que Natal é de todos os dias?

Quando aprendemos e praticamos algo de novo, somos pessoas novas, (re)nascidas de novo!

Isto… sem sombra para dúvida… é Natal!

(Este é o meu atual modo de pensar e atuar!)

UM SANTO E FELIZ NATAL PARA TODA A GENTE COM UM ABRAÇO MUITO CARINHOSO

        Hermínia Nadais

Sem comentários: