sábado, 31 de dezembro de 2022

DIA DA FAMÍLIA

 

DIA DA FAMÍLIA

Como este ano o Natal e Ano Novo tiveram que ser celebrados em dois domingos seguidos, o Domingo destinado à Família não existiu, daí, terem celebrado hoje o Dia da Família, com base na Sagrada Família de Nazaré!

É impossível imitar a Família de Nazaré! Jesus, Maria e José são de todo maravilhosos para puderem ser imitados.

Mas, devemos imitá-los na forma de ser Família na Humanidade, onde Deus/Jesus assume a nossa realidade familiar, realidade que deve ser vista à Luz da sagrada Família.

Temos de aprender, na Família, a dar lugar a Deus, no amor aos irmãos, a escutar o que Deus nos diz através das Escrituras, da Oração, da receção dos Sacramentos e começar pelo Batismo onde nos propomos entregar-nos ao Senhor para o que Ele quiser de nós.

Temos de aprender a fazer da Família lugar do amor, da ternura, do refúgio em toda e qualquer dificuldade, de expressão de amor entre os pais, acolhimento e desenvolvimento total dos filhos, sendo os membros da Família suporte uns para os outros. Os pais suportam os filhos, e, entre eles, um ao outro, ou seja, o homem suporta a mulher e a mulher suporta o homem.  E um dia, os filhos, devem aceitar o envelhecimento dos pais, tratando-os como por eles foram tratados um dia.

É de referir… que a palavra suporta não quer dizer aguenta! Aguenta como puderes!

A palavra suporta quer dizer que é preciso olhar o outro com carinho, compreensão, atenção, escuta, silêncio, tentar conhecer e interiorizar o que o outro sente, como o outro é, para sentir em si os seus maiores problemas e ajudá-lo a crescer, ajudar o outro a ultrapassar dificuldades. Isto é tentar, sempre, viver unidos um ao outro, confiantes em Deus que os ajuda e nunca os abandona.

Temos de aprender a perdoar. O perdão deve ser o fundamental das Famílias, o perdão dado e recebido, o que necessita de muita humildade.

A  família tem três princípios fundamentais: dar lugar a Deus, dar lugar ao amor, e dar lugar ao perdão… e é a falta destes três princípios que têm destruído muitas famílias… e continuará a destruir… se não mudarem a forma de ser, de estar, de agir.

Sem Deus na Família nunca poderá haver família que possa suportar-se como tal!

Sem Deus não pode haver amor verdadeiro… e sem amor verdadeiro não há família que resista! Sem Deus não pode haver perdão, e sem o perdão mútuo, também não há família que resista.

Mais do que nunca temos de pensar a sério na Família, que não pode ser constituída de qualquer forma, mas com um homem e uma mulher unidos mutuamente por Deus, ou seja, um casamento a três: homem, mulher, e Deus a uni-los e a ajudá-los sempre nas intempéries da vida.

Irmãos e irmãs! Rezemos muito pelas famílias, porque é do que o mundo mais precisa, de Famílias segundo o sonho de Deus, levadas a efeito pelo sonho dos homens e mulheres!

Sonhos de felicidade… que sempre devem acompanhar os casais, ainda que nas maiores amarguras!

Deus… que só quer o bem-estar de toda a gente!

Que sempre seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: