terça-feira, 13 de dezembro de 2022

HOJE, DIA DE SANTA LUZIA!

 


HOJE, DIA DE SANTA LUZIA!

 

Sim! Um dia muito importante na nossa região!

Recordo tempos idos em que muita gente se deslocava ao Couto de Cucujães à Festa de Santa Luzia a agradecer imensas graças concedidas.

Uma dessas pessoas era a minha sogra e o meu marido, a agradecer a visão dele que em pequenino tinha tido um problema muito grave na visão e ficou curado.

Mas hoje… aconteceu-me uma coisa que me marcou!

Peguei em dois saquitos para ir à lenha a casa do meu filho para levar a casa da minha filha, é de referir que têm imenso trabalho, e eu, como ainda posso, mesmo contrariando-os tento fazer o que alguma coisa precisa.

Bom! Carreguei os saquitos, abri o portão, entrei, e fiquei parada, debaixo de uma imensa carga de chuva, com sapatos tipo pantufa e um kispo que me cobria toda.

Olho aquela chuva forte e desajeitada… e verifico o mal-estar que essa chuva faz a quem tem de trabalhar debaixo dela. Depois… lembra-me também as enormes enchentes que tanto mal fazem a tantas coisas, casas, caminhos, culturas… sei lá!

Mas… este mal-estar é urgente e necessário. A piscina da minha filha estava a transbordar, assim como devem estar os rios e ribeiros, a terra encharcada e as reservas de água e ficarem cheias… e se assim não fosse, que seria das culturas de Primavera e Verão, e outras…

Claro que é muito bom um sol quentinho e risonho, mas tudo faz parte da vida!

E tudo isto para dizer o quê!

Como os pensamentos parece que voam, eu vi de imediato a própria vida humana, com dias de alegria e muita felicidade, os nossos dias solarengos, mas outros de sofrimentos e aflições desmedidas, os nossos dias de chuvas… e trovoadas… que temos de aguentar e caminhar para a frente pelo melhor caminho.

De imediato… pensei no valor que damos aos acontecimentos da vida!

A conclusão é fácil! Se tudo fosse sempre muito bem, muito bom… acabaríamos por desvalorizar essas benesses e acabaríamos por dizer mal de muito bons acontecimentos.

Agora, para finalizar, a conclusão foi a lembrança de muitas intempéries, chuvas fortes, que tive na vida, e que a todo o custo tentei ultrapassar. E o quanto, a sofrer, é um facto, mas aprendi a viver como devia e a chegar ao que hoje sou, uma idosa alegre, bem disposta, que ama as belezas da vida e tenta subir sempre mais e mais na escalada que me for possível!

Será alguma ajudinha de Santa Luzia? Quem sabe?

Obrigada, Senhor, por esta boa interiorização da vida neste tempo de Advento!

Força, é do que todos necessitamos! Força e entrega de tudo a Deus, que fará sempre o que não pudermos.

Que sempre seja louvado!

Hermínia Nadais

1 comentário:

Anónimo disse...

Lindo escrito de Luz...Que Deus seja Louvado...Amém