domingo, 2 de junho de 2013

“FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”


Hoje é um Domingo muito especial! Depois da passagem da Quinta-feira do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor cujo feriado de índole religiosa nos foi retirado durante alguns anos, este é o Domingo do Corpo de Deus, em que nos é sugerida uma meditação mais profunda no Mistério Eucarístico que o envolve!
Hoje é dia de lembrar, reavivar e reviver para encarnar na vida o Mistério da morte e ressurreição de Jesus!
Quando, reconhecendo a aproximação da morte Jesus quis ficar presente entre nós transubstanciando o pão e o vinho no seu próprio Corpo e Sangue para a vida do Mundo, disse: “Fazei isto em memória de Mim”!
Desde aí este gesto de Jesus vai sendo repetido todos os dias por milhares de sacerdotes, os Seus continuadores na terra, nas mais díspares condições e partes do mundo.
Mas… será que o “Fazei isto em memória de Mim” se referirá somente  à mudança do Pão no Corpo do Senhor e do Vinho no Seu Sangue?
Ser Cristão é ser de Jesus Cristo, é encarnar em si a vida e obra de Jesus Cristo, é tentar, a todo o custo, viver ao jeito de Jesus Cristo!
Jesus Cristo passou toda a Sua vida terrena na humildade da vida quotidiana… até começar a pregar ao mundo a palavra de Deus, a Sua palavra e a do Pai que são um só com o Espírito Santo, a tal ponto de, para ser Verdade não negando o que realmente era – Filho de Deus -  porque o Seu comportamento ia contra os grandes do Seu tempo, foi perseguido e injuriado e por integridade e coerência deixou que O condenassem à morte. Suou sangue no Jardim das Oliveiras, pois como homem temia a morte física como todos os homens temem… mas morreu sem nenhum queixume… e a pedir ao Pai perdão para quem o fazia passar por tantos tormentos.
Jesus, ao dizer “Fazei isto em memória de Mim” claro que queria referir a Eucaristia que acabava de instituir… mas, sem sombra de dúvidas, também queria dizer a quem se aproximasse da Eucaristia que vivesse ao Seu jeito, dando-se sem resmunguices, fazendo tudo pelos outros, colocando-se à disposição do Pai como Ele Se colocou!
Quando mais medito nos mistérios da Fé em Jesus Cristo, mais longe me vejo de Jesus Cristo! Parece mentira, mas não é! Quanto mais nos esforçarmos por compreender as atitudes deste HOMEM incomparável e a forma como Ele organizou os homens que O seguiram de perto para nos fazerem chegar essas atitudes até nós e a todos os homens e mulheres de todos os séculos, mais beleza, dignidade, santidade, amor e doação encontro e mais me vejo longe de ter para com Ele uma pequenina parecença.
Não há palavras para dizer o que penso e sinto!
Que o Espírito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: