terça-feira, 25 de junho de 2013

AINDA… SÃO JOÃO BATISTA!



São João Batista foi um grande homem!…

Foi, não! É! Porque está na eternidade… e na eternidade é, pois não acabará nunca! O Criador fê-lo tão grande que acho mesmo que não haverá palavras para o descrever como convém!

São João Batista é várias vezes referido nas Escrituras, é assim como que o elo de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento!

Tanto num como noutro se encontram muitas frases que lhe são dedicadas: “Eis que Eu envio o Meu mensageiro à Tua frente para preparar o Teu caminho...” “Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas"…

João Batista foi reconhecido pelos israelitas como Profeta do Altíssimo!

Ele pregou o Batismo da Penitência: "Arrependei-vos, porque está próximo o Reino de Deus"!

E dava testemunho de Jesus! Eis uma das suas frases: “No meio de vós está Aquele a Quem não sou digno de desatar as correias das sandálias!”

Foi João Batista que depois de batizar Jesus, disse: "Eu vi o Espírito descer sobre Ele".

Mas o que melhor definiu São João Batista foram mesmo as palavras de Jesus conforme refere Lc 7, 24-30 e Mt 11, 7-11:



«Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem com luxo e vivem regaladamente encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais do que profeta. É aquele de quem está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de ti’. Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas o mais pequeno no reino de Deus é maior do que ele» .



João Batista, não é “cana agitada pelo vento”, não é um ricaço do mundo com vestes preciosas mas despido de todas as grandezas terrenas, é mais do que profeta, é o aplanador das veredas e caminhos do Mestre Jesus!

Os santos são postos à nossa veneração para que possamos tentar imitá-los!

Urge na minha vida continuar a pensar muito neste grande santo para ver o que já consigo viver uma pequenina imitação… e para ver o que terei de ir mudando para me aproximar um pouco mais das suas extraordinárias atitudes.

Hoje… fico-me por aqui! Que o Espírito Santo me(nos) ajude!

Sem comentários: