quinta-feira, 6 de junho de 2013

FAMÍLIA… FAMÍLIA… FAMÍLIA!...



A Família, é joia da minha coroa, pois é nela que penso, é para ela que vivo, é a ela que dou toda a minha dedicação e esforço, e é com ela que vou consumindo todos os segundos dos meus dias; e é coroa da minha joia – Jesus Cristo – pois tento viver mostrando-Lho o melhor que posso e sei, e é para a imitação dos Seus gestos e atitudes que a vou encaminhando com todos os meus parcos conhecimentos e todas as forças de que sou capaz!

E no meu hoje… cada vez mais do que nunca… não consigo deixar de pensar na Família… Família… Família… no quanto a família necessita de todos os seus membros e do quanto cada pessoa do agregado familiar necessita de todos os membros da Família!

Uma família é como uma árvore frondosa que tem de ser cultivada para crescer a cada instante, pois se por alguma razão as folhas lhe caem fora da época, por mais que a queiramos rejuvenescer e alegrar, ficará sempre desencantada!

Mas a vida é mesmo assim, tem os seus encantos e desencantos, e é com a aceitação desses encantos e desencantos que vamos descobrindo aos poucos o seu imenso valor mais para Deus que a dá e tira do que para os homens que a vivem… e vamos descobrindo também cada vez mais e melhor que os tempos de Deus não são os nossos! Que Ele seja louvado!

Hoje, consegui dar uma olhadinha mais cuidada nos artigos da Zenit, um dos mais importantes Jornais virtuais da imensa Família do Mundo, e pensei seriamente no maior Pai de Família mundial, o Papa Francisco! E mais uma vez verifiquei que não é apegado às grandezas, mas jesuíta americano e com ideias franciscanas, um exemplo a seguir e um grande arauto a ouvir, providencial na época, pois é uma verdadeira, firme e calorosa voz de Deus!

Em toda a realidade que envolve o Papa Francisco, que mais parece uma confusão… vejo a boca de Deus a reeducar o mundo… a mão de Deus a amparar o mundo… a força de Deus a encaminhar o mundo! O que na verdade ainda não vejo é o mundo a aproveitar como deve toda a vivência, aprendizagem e dinâmica que o Papa tenta incutir em todos, principalmente nos cristãos!

Por todos estes predicados do Papa Francisco, e não só, gosto por demais de acompanhar todos os seus passos e prestar a maior atenção a todos os seus ensinamentos!

Toca-me sobremaneira o facto de se ter retirado de viver nos que seriam os seus aposentos normais… para estar mais perto de toda a gente e partilhar todas as manhãs o Pão da Palavra e da Eucaristia com os seus concelebrantes e com o povo; mas tocam-me ainda mais profundamente as palavras simples e concisas proferidas nas homilias diárias, que sem aparatos nem rodeios incidem direta e corretamente nos assuntos que julga ser necessário corrigir, relatando de forma expressiva, clara e convincente a realidade dos fatos, tocando profundamente o coração e fazendo um enorme apelo à força de vontade para que algo vá sendo mudado, a todos os níveis, no dia-a-dia pessoal e social de toda a gente, crente ou não crente em Jesus Cristo, pois foi por todos que Jesus Cristo viveu e morreu/ressuscitou!

Família… Família… Família…

Torna-te, Família, naquilo que és… para que o mundo se reencontre e viva!

O mundo é uma enormíssima Família de Famílias, que o Papa Francisco tenta acolher e conduzir à liberdade, paz solidariedade e prosperidade!

Escutemo-lo! E que o Espírito Santo nos ajude a ser, realmente, Família!

Sem comentários: