sábado, 5 de setembro de 2015

ABRE-TE!



Sim! Neste fim-de-semana a Liturgia da Palavra fala-nos da cura do surdo-mudo!
Sim, do surdo-mudo que é a imagem de todos nós!
Quem de nós não terá algum dia sido surdo à Voz de Deus, ou mudo à verbalização adequada da Sua Palavra diante dos irmãos que consigo partilham tempo, espaço e vida?
Não sei, mas será que há alguém que nunca tenha tido atitudes destas? Se os ou as há... de todo... eu não estou de entre esses ou essas felizardas.
Aliás, o mundo actual na imensa maioria das pessoas está, de certo modo, fechado à Palavra e inspirações de Deus. Nota-se pela forma como se lida com as inúmeras situações de calamidade pública que das mais diversas formas e nas mais variadas regiões vão assolando tantos seres humanos!
Afirmar que Jesus é o Senhor é uma constante em muitas bocas, mas o assumir-se publicamente como pecador continua a ser difícil para quase toda a gente!
As pessoas que frequentam as igrejas ou grupos ligados à Igreja, na sua enorme maioria, continuam a sentir-se mais santas que as demais e por isso incapazes de se autoproclamarem pecadoras.
Há uma coisa que não poderemos esquecer nunca, é que quanto mais ligados estivermos a Jesus e conhecermos a Sua Doutrina mais responsáveis teremos de ser com o respeito por tudo quanto Jesus espera de cada um de nós!
É por isso que algures os Evangelhos dizem que virão muitos do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa do Reino enquanto vós ficareis de fora!Vós... os que pareceis andar pelos caminhos de Jesus mas desrespeitais as Suas palavras e vontade!
Sem dúvida... que esta frase é para cada um ou uma de nós!
Temos muita necessidade de nos reconhecermos e assumirmos tal qual somos, com algumas qualidades mas também muitos defeitos e pedir a cada instante a cura de Jesus ara nós como pediu este surdo-mudo.
A esta parte, lembrando a negação de Pedro e a sua afirmação de pecador o Papa Francisco disse:
“"É mais fácil dizer que Jesus é o Senhor do que confessar-se pecador"
Para se chegar a um verdadeiro encontro com Jesus é necessária uma dupla confissão: ‘Tu és o Filho de Deus e eu sou um pecador’, mas não apenas na teoria: por isso, por aquilo e por aquilo outro’”. Ou seja, por tudo o que vamos fazendo de mal e temos de admitir e assumir!
“Pedro se esqueceu do espanto do encontro e renegou o Senhor, mas já que era humilde, deixou-se encontrar com o Senhor quando seus olhares se encontraram. Ele chorou e voltou a confessar: “Sou um pecador”.
“Que o Senhor nos dê a graça de encontrá-lo, mas também de deixarmo-nos encontrar por Ele. Nos dê a graça, tão bela, deste espanto do encontro, e a graça de termos a dupla confissão em nossa vida: ‘Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo, creio. E eu sou um pecador, creio’”.”
Quando somos capazes de nos reconhecermos errantes ou pecadores temos muito mais facilidade de reconhecer e aceitar as fraquezas dos outros e de os aliviarmos de pressões desnecessárias e prejudiciais, pois não podemos nunca julgar ninguém porque o íntimo da pessoa às vezes nem ela próprio o sabe, só mesmo Deus!
Questões e dúvidas sobre a doutrina de Jesus sempre as iremos ter, mas a doutrina de Jesus tem corpo e rosto, o de Jesus!  Nem sempre a Palavra de Jesus nos chega da pessoas mais santamas temos de reconhecer as nossas próprias limitações para podermos aceitar as limitações das pessoas que connosco convivem, e também das que nos vão pregando a Palavra, pois muito embora com as graças necessárias de Deus para o poderem fazer, são seres humanos limitados e frágeis como nós.
Agora, resta-me olhar para mim mesma e repetir: Abre-te coração para que eu viva à maneira de Jesus; abre-te inteligência para que tenha a sabedoria de compreender a palavra de Jesus e a coragem para a por em prática; abre-te boca para falar a Jesus dos homens e mulheres e falar aos homens e mulheres do infinito amor, bondade, carinho, ternura e misericórdia de Jesus!
Quem já experimentou, ainda que um pequenino nada, o quanto é bom e delicioso sentir-se bem pertinho de Jesus e um só com Ele, nunca mais quererá afastar-se dEle e tudo fará para que o feliz ou felizes momentos se repitam muitas vezes!
Mas... nada disto se conseguirá sem oração, muita oração, muito diálogo com Deus e muito silêncio interior e atenção constante para podermos ouvir os Seus murmúrios inefáveis!   
Abre-nos o coração Jesus, para que possas fazer dele uma Tua morada, por muito pequenina e indigna que seja!
Obrigada Senhor!

Sem comentários: