quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NEM MUITO NEM POUCO... TUDO!



Pois! É isso o que Deus nos pede! Tudo!
Foi o que Jesus pediu ao jovem rico: Vai, vende tudo o que tens e segue-Me!
O jovem rico somos todos nós! É cada um ou uma de nós! Então... é caso para nos perguntarmos: Que será o meu tudo? É que, talvez... eu ainda não tenha dado tudo!
Porque... será que com estes pensamentostodos e todos estes eu queroestarei a conseguir dar tudo?
É caso para pensar, e pensar muito!
Até porque não há termos de comparação! Nunca poderei comparar-me com ninguém, com o que ouros ou outras dão, pois como todas as pessoas são únicas e irrepetíveis não nunca poderá haver comparações, é de todo inadmissível!
E olhando ao meu redor... mesmo que me pareça dar bastante... também não posso pensar que já dou muito... porque o Senhor não quer pouco ou muito, quer tudo!
Então, pode até parecer-me que o outro ou outra dão menos do que eu, mas ainda assim, dando pouquinho, poderão estar a dar mais do que eu porque poderão estar a dar o seu tudo como fez a viúva pobre com as moedas pequeninas face às grandes moedas do ricalhaço.
Também não posso pensar-me melhor pessoa porque vou à missa muitas vezes ou coisas semelhantes, pois ainda que ande movida por um grande amor ao próximo, não sei o que vai no coração do outro nem as possibilidades reais que tem para poder fazer algo de melhor do que aquilo que faz!
E se com todas as ajudas que me são dadas a cada segundo faço tanta asneira... como posso sentir-me superior àqueles ou aquelas que não frequentam como eu os templos de pedra e cal se fazem tão boas acções sem as ajudas que eu tenho?
É que o ir a esses templos na busca de Deus não mudará nada se por isso nos julgarmos superiores aos outros.
Temos, sim, de ter em conta o que Jesus disse: Aquele de vós que quiser ser o primeiro seja o último de todos!
O último de todos no tempo de Jesus era o escravo, aquele que nem sequer podia ter vontade própria, que passava a vida a servir o seu senhor!
Connosco, que vamos aos templos de pedra para celebrarmos juntos as glórias do Senhor, ou seja, para celebrarmos a Sua Justiça, Amor, Misericórdia, Persistência, Compaixão e Fidelidade... e tentarmos a todo o custo ser ao menos umas baças imagens dEle, é-nos pedido muito mais que aos outros que lá não vão!
Nós vamos aos templos porque conhecemos minimamente o Senhor Jesus e a Sua doutrina, por isso é-nos pedido que O sigamos sendo justos, amáveis, misericordiosos, persistentes, compassivos e fiéis com todos os nossos irmãos como Ele é connosco!
Isso é que é dar tudo ao Senhor!
Será que eu dou tudo... tudo mesmo... ou ainda estarei longe desse tudo!
Que o Espírito Santo do Senhor me/nos ajude com discernimento e coragem para ser/sermos o que devo/devemos!

Sem comentários: