quinta-feira, 24 de novembro de 2016

CAMINHAI... ENQUANTO TENDES LUZ!...

Esta é a ordem que Jesus nos vai dando ao longo dos nossos dias! Caminhai... enquanto tendes luz! Luz... de Deus! Luz do Sol! Luz do mundo! Luz desta vida que nos deu para que, com ela, alcançássemos uma outra vida a que chamamos Eternidade!
Mas... não tenhamos dúvidas! A Eternidade começa aqui!  Quando tentamos conhecer-nos melhor para melhor evitarmos o mal e praticarmos o bem conforme Deus quer e os homens necessitam; quando olhamos o nosso próximo, aquele ou aquela que no momento está perto de nós, com carinho, compreensão, aceitação, ternura e amor; quando partilhamos com quem necessita; quando rezamos... meditamos a Palavra de Deus... nos damos a quem de nós necessite!
Este modo de vida, vida de amor e paz, é o princípio da Eternidade!
Agora... umas palavrinhas de Orígenes que vêm muito a propósito:
“«Caminhai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos envolvam» (Jo 12,35)
Quando o Senhor veio, era já o fim do mundo. Aliás, Ele mesmo o dizia, situando-Se no fim dos tempos: «Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está muito próximo» (Mt 4,17). Mas reteve e atrasou o dia da consumação; proibiu-o de aparecer. Porque Deus Pai, vendo que a salvação dos povos só pode vir por Jesus, disse-Lhe: «Pede-Me, e dar-Te-ei as nações como herança e o teu poder estender-se-á até aos confins da terra» (Sl 2,8). Portanto, até ao cumprimento desta promessa do Pai, até que as Igrejas se acrescentem com as diversas nações e que nelas entre toda «a plenitude dos pagãos» para que, por fim, «todo Israel seja salvo» (Rom 11,25), esse dia é dilatado, o fim do dia é diferido. O «Sol de justiça» (Mal 3,20) não se põe, mas continua a derramar a luz da verdade no coração dos que crêem.
Mas quando a medida dos crentes estiver repleta e quando chegar a época degenerada e corrupta da última geração em que, «por causa da amplidão do mal, a caridade de muitos homens arrefecerá» (Mt 24,12) [...], então «os dias serão abreviados» (Mt 24,22). Sim, o mesmo Senhor sabe prolongar a duração dos dias quando é o tempo da salvação e abreviar a duração do momento da tribulação e da perdição. [...] Quanto a nós, enquanto o dia durar e para nós se prolongar o tempo da luz, «caminhemos honestamente em pleno dia» (Rom 13,13) e pratiquemos as obras da luz.”
Este texto tocou-me muito!
Diz tanta coisa ainda incompreensível aos meus olhos e ouvidos!... Talvez  por isso me tenha tocado tanto!
Dias abreviados! Claro que Deus não quer dias maus para ninguém!
Até quando teremos de continuar a não compreender cabalmente a ternurenta linguagem de Deus Amor!
Mas... é a isto que se chama Fé! Acreditar... mesmo sem compreender!
Então... acreditemos e caminhemos na Luz de Deus enquanto permanecermos nesta terra lindo onde fomos colocados... à espera de que Luz de Deus nos receba quando os nossos dias terrenos chegarem ao seu fim pedindo sempre com muito amor:

Senhor! Aumenta a nossa Fé!
HN

Sem comentários: