terça-feira, 22 de novembro de 2016

“ESTE É O REI DOS JUDEUS”

Rei! Chamar Rei a um condenado! Mas foi o que aconteceu! Foi assim que Pilatos escreveu sobre a cabeça de Jesus quando estava na Cruz, entre dois ladrões, nos últimos momentos da Sua vida terrena como a nossa.
São João Crisóstomo diz assim numa homilia sobre a cruz e o bom ladrão, que deverá ser a imagem de todos nós:
“«Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres com a tua realeza». O ladrão não ousou fazer esta prece sem antes, pela confissão, se ter libertado do fardo dos seus pecados. Vê bem, cristão, a força da confissão: ele confessou os seus pecados e o paraíso abriu-se-lhe; confessou os seus pecados e ganhou confiança bastante para pedir o Reino dos Céus, depois de tantos roubos que tinha cometido. […]
Queres conhecer o Reino? Que vês aqui que se lhe assemelhe? Tens debaixo dos olhos os pregos e uma cruz, mas essa cruz, dizia Jesus, é o próprio sinal do Reino. E eu, ao vê-Lo na cruz, proclamo-O Rei. Não é próprio de um rei morrer pelos seus súbditos? Ele próprio o disse: «O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas» (Jo 10,11). Isto é igualmente verdade para um bom rei: também ele dá a vida pelos seus súbditos. Proclamá-Lo-ei portanto Rei por causa da dádiva que fez da sua vida: «Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres com a tua realeza».
Compreendes agora que a cruz é o sinal do Reino? Eis outra prova: Cristo não deixou a sua cruz na Terra, ergueu-a e levou-a com Ele para o Céu. Sabemo-lo porque Ele a terá junto de Si quando voltar pleno de glória. Para perceberes quanto esta cruz é digna de veneração, repara como Ele a tomou como um título de glória […]. Quando o Filho do Homem vier, «o sol escurecerá e a lua perderá o brilho». Reinará então uma claridade tão viva que até os astros mais brilhantes se eclipsarão. «As estrelas cairão do céu. Aparecerá então no céu o sinal do Filho do Homem» (Mt 24,29s). Vês bem a força do sinal da cruz? […] Quando um rei entra numa cidade, os soldados pegam nos estandartes, içam-nos aos ombros e marcham à sua frente para anunciar a chegada régia. De igual modo, legiões de anjos precederão a Cristo, quando Ele descer do Céu, trazendo aos ombros esse sinal anunciador da vinda do nosso Rei.”
Gostei muito desta meditação! Tocou-me a sério!
Lembra-Te de mim! Lembra-Te de nós!
Lembra-Te Senhor, de todos, mais ainda daqueles pobres e infelizes que se não lembram de Ti, pois não conseguem descobrir que estás de braços abertos para os receber, Tu, que És Quem nos pode fazer felizes de verdade!
Senhor Jesus, Rei de Paz e amor, de Perdão e Misericórdia, vem em nosso auxílio!
Ajuda-nos Senhor!

HN

Sem comentários: