sábado, 19 de novembro de 2016

MISERICÓRDIA E PAZ

Poderá não parecer, mas Misericórdia e Paz andam associadas!
Um maravilhoso texto a falar de paz!
Do Santo Paulo VI, 4 de Outubro de 1965
“«Se ao menos hoje conhecesses o que te pode dar a paz! »
Nunca mais a guerra, nunca mais a guerra! É a paz, a paz, que deve guiar o destino dos povos e de toda a humanidade! [...]
A paz, vós o sabeis, não se constrói apenas por meio da política e do equilíbrio de forças e de interesses. Ela constrói-se com o espírito, as ideias, as obras da paz. Vós trabalhais nesta grande obra.
Mas vós não estais ainda senão no princípio do vosso trabalho. Chegará o mundo a mudar a mentalidade particularista e belicosa que urdiu até agora uma tão grande parte da sua história? É difícil prevê-lo; mas é fácil afirmar que é preciso pôr-se resolutamente a caminho em direção à nova história, uma história pacífica, que será verdadeira e plenamente humana.
»
Fala-se muito de Paz, mas como diz o velho ditado, palavras leva-as o vento. Precisamos de obras. Precisamos de atitudes pacíficas, que promovam a Paz.
Mas, a Paz só se consegue se vivermos em Paz, connosco mesmos, com Deus e com quem nos rodeia.
Sem Deus não pode haver Paz! Com Deus connosco e determinados a seguir as Suas rotas, viveremos realmente em Paz, ainda que tudo pareça desabar!
Um sábado maravilhoso, o último deste Ano Extraordinário de Misericórdia, ano que tanto no enriqueceu e incentivou a sermos, de facto, misericordiosos ao jeito do Pai.
Sem misericórdia nunca poderá haver Paz.
Que Deus nos ajude!

HN

Sem comentários: