segunda-feira, 14 de novembro de 2016

«O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS» (Lc 17,20-25)

O comentário a esta Leitura Evangélica,  Lc 17, 20-25, foi retirada de Isaac, o Sírio, que viveu no século XVII e diz assim:

“Os demónios temem-no, mas Deus e os anjos desejam o homem que com fervor, dia e noite, procura a Deus no seu coração, e que afasta para longe de si as ofensas do inimigo. O lugar espiritual de um homem com esta pureza de alma está no interior de si mesmo: o sol que brilha nele é a luz da Santíssima Trindade; o ar que os seus pensamentos respiram é o Espírito Santo consolador; e os santos anjos estão com ele. A sua vida, a sua alegria, o seu júbilo, são Cristo, luz da luz do Pai. Este homem rejubila a todas as horas de contemplação da sua alma, e maravilha-se com a beleza que nela vê, cem vezes mais luminosa que o esplendor do céu.
Esta é Jerusalém. É o Reino de Deus que está em nós, segundo a palavra do Senhor. Esse país é a nuvem da glória de Deus, onde apenas os corações puros entrarão, para contemplar a face de seu Mestre (Mt 5,8), e o entendimento que têm do Senhor será iluminado pelos raios da sua luz.”
Pensei seriamente neste texto/meditação, e decidi partilhar.
Não sei que sentimentos irá provocar.
Talvez, numa primeira leitura não se consiga ir bem ao fundo da sua maravilhosa profundidade... mas com um pouco de insistência verificaremos que nos diz muito, e que, de facto, com a ajuda do Espírito Santo de Deus e imbuídos da Sua imensa Paz conseguimos ver-nos um pouquinho nessa Jerusalém celeste que nos descreve Jesus!
Não tenho mais palavras! Neste momento apetece-me dizer como os Apóstolos no Monte Tabor! Senhor, façamos aqui três tendas...
Que Deus seja louvado!

HN

Sem comentários: