sábado, 9 de fevereiro de 2013

Diálogo com… a FAMÍLIA!...




Família… insistes em perturbar-me!... Por mais que queira esquivar-me, não consigo deixar de pensar em ti, família!
Sendo a menor célula de qualquer sociedade, pela tua importância e firmeza, tornas-te no maior Património da Humanidade! És um Santuário que gera Vida, acolhe a Vida e cuida da vida, do berço… até à hora da morte… no cuidado com os idosos, os portadores de deficiência, os enfermos, os doentes terminais, e não esquecendo os viciados no álcool ou droga…
São inúmeros as situações aflitivas que acolhes e cuidas… e quando não tens possibilidades de prestar os devidos cuidados e dar as necessárias atenções, encaminhas para o local certo de acolhimento.
É em ti, família, que se aprendem os primeiros passos da socialização e se faz a sementeira e cultivo da fé; é em ti que se cresce como pessoa, que se acompanha a iniciação cristã, que se cria a consciência de ser o primeiro lugar da fé; é a ti que chamamos a Igreja Doméstica quando cheia de experiências das bençãos de Deus.
Mas… vivemos numa cultura que privilegia a pessoa em detrimento da família, o que não pode continuar a acontecer! É um conceito errado! As pessoas são fruto de ti, família.
Tu família, tens que ser mostrada aos jovens como uma perspetiva e um valor e não como um fardo para tratar de crianças e velhos! Sei que estas são tuas ações efetivas, mas se feitas com a doação e amor que devem reinar entre os teus membros tornar-se-ão bem mais leves e até apetecidas! O AMOR vence tudo, e tu, família só serás estável e poderosa, forte e coesa, pela dedicação e AMOR!
O ser humano tem necessidade de estabilidade para poder gozar de alguma paz e tranquilidade.
Tu, família, és a instituição que se coloca em primeiro lugar na segurança, refúgio e apoio para a própria vida.
Segundo pesquisas efetuadas em Itália e França, cerca de 80% dos jovens preferem casamento (civil ou religioso) de modo a construir vida familiar, entre um homem e uma mulher, unidos para toda a vida! Constituir família permanece “no topo dos desejos da grande maioria dos jovens”!
E ainda bem, pois tu, família, és fundamental nas nossas sociedades, onde tens de retomar o teu verdadeiro lugar.
  
O verdadeiro lugar da família!... Pois! Uma boa tarefa para o dia de amanhã!

Mas… que tenho feito em prol de ti, família?
Que pessoa tenho sido eu?
Para enaltecer as tuas qualidades tenho dado aos meus familiares o meu melhor?

Que o Senhor me(nos) ajude!

Sem comentários: