sexta-feira, 3 de julho de 2015

A RIQUEZA DOS GRUPOS!



Ser grupo é bem demais!
Quando nos encontramos num grupo de amigos que partilham sentimentos e quereres semelhantes aos nossos e onde a confiança é grande, todos saímos enriquecidos!
Olhar e visitar os grandes edifícios a que chamamos igrejas é muito bom e salutar, são grupos alargados, mas conforme nos diz tantas vezes o Santo Padre temos que voltar às origens em que os cristãos se reuniam nas casas uns dos outros para celebrar a Palavra e o Pão!
Nós, pessoas humanas, não somos rituais! Somos seres únicos e irrepetíveis! E é a particularidade de cada um, o que cada um sente e anseia, que dá riqueza e sabor às celebrações ritualistas!
E é bem claro que, nas grandes multidões, temos de ter rituais para nos entendermos, mas é nos pequenos grupos onde temos interesses comuns e confiança mútua para nos expressarmos e dialogarmos sobre o que nos aflige os pequenos momentos de que a vida é feita que encontramos as maiores soluções para as nossas vidas e para o nosso crescimento e aperfeiçoamento constante.
Precisamos de rituais, sim, mas também da pertença a pequenos grupos para podermos crescer cada vez mais como pessoas verdadeiramente humanas e cristãs.
Dar nas vistas... de nada nos interessa! Mas o crescer para sertem que ser uma constante na nossa vida, e isso faz-se mais num pequeno grupo consciente e responsável, onde o conhecimento mútuo é grande e onde tudo é claro como um espelho!
Que seria de mim... sem os pequenos grupinhos onde estou inserida... sinceramente não sei... mas não seria nada de bom com toda a certeza!
Precisamos do toque do amigo ou amiga, do beijo quente, do sorriso franco e aberto, da palavra reconfortante e adequada à ocasião, da oração de mãos dados e coração em uníssono, do carinho desmedido do abraço afectuoso e fraternal... o que raramente conseguimos entre as grandes ou pequenas multidões que nos apertam mas nos dão muito pouco
E porque não... pensarmos na formação normal de pequenos grupos de amigos para crescermos juntos na amizade e riqueza do encontro?!...
Que o Espírito Santo nos encaminhe e ajude a encontrar-nos, assim, como Deus quer e nos apraz!

Sem comentários: