domingo, 5 de julho de 2015

SEMPRE... A NOVIDADE!



Impressionante! Impressionante mesmo! Ouvimos coisas maravilhosas onde menos esperamos!
Dada a suma importância na vida pessoal e comunitária, tenho por hábito dar muita ênfase à preparação da Eucaristia Dominical no referente a toda a Liturgia da Palavra mas principalmente ao Evangelho.
Por imposição de tarefas pessoais a fazer para um dos grupos onde estou inserida, tive que escolher uma frase do Evangelho de Domingo, o que tive muita dificuldade. E pensei para mim: Que quererá o Senhor dizer-me com esta partezinha do Evangelho, Mc 06, 01-06, que eu não vejo por onde lhe pegar a sério para integrar na vida actual dos cristãos?E fiquei mais do que atenta a tudo quanto me pudesse dizer algo, sem encontrar nada do que pretendia. Hoje, em casa, depois da participação na Eucaristia, durante os normais afazeres dominicais, liguei como de costume a TV 4 para prestar atenção à Eucaristia que ali é transmitida aos domingos!
Foi na Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas!
Templo repleto de pessoas alegres e interessadas!
O celebrante, que nunca tinha visto antes, muito simples e com atitude de muito recolhimento.
Os cânticos muito bem entoados.
Uma senhora ia dando explicações sucintas do cerimonial. Tudo muito bem, mas a homilia não foi boa, foi óptima para me dar a resposta que procurava. Aqui vai o que consegui interiorizar:
Jesus, em Nazaré, a Sua cidade, que conhecia muito bem, no meio dos Seus, em dia de sábado, como normal entre os judeus, vai à Sinagoga. Faz a leitura e começa a falar! Embasbacados, os presentes, olhando-O como filho de Maria e carpinteiro como José e enumerando o nome dos irmãos e irmãs a viver entre eles, questionam-se de onde Lhe vem a sabedoria para dizer tais palavras e a força para realizar tantos milagres que Lhe são atribuídos!
Jesus, triste pelo comportamento dos Seus conterrâneos remata a sua incredulidade dizendo que um profeta nunca é bem aceite na sua terra nem entre os seus amigos!
E... o mais importante para mim começa agora:
A cidade de Nazaré, bem conhecida de Jesus, é cada um de nós! Cada um de nós a quem Jesus conhece muito bem, porque vive connosco em todos os momentos da nossa vida! Mas a nós, talvez tenha demorado muito tempo a interiorizar... e talvez muitos de nós ainda nem sequer acreditemos nesta verdade, que Jesus nos conhece porque vive permanentemente connosco!
E mesmo nos que acreditam... tantas infidelidades, descrenças, desamores, preocupações desmedidas com grandezas materiais... que deixam Jesus triste como ficou com os judeus da Sua terra!
Disse muitas coisas mais que se encaixavam maravilhosamente, mas fixei-me naquela afirmação: A cidade de Nazaré, bem conhecida de Jesus, é cada um de nós!Eu... cidade de Jesus... nunca me tinha passado pela cabeça!
E assim sendo, pois a explicação ajusta-se muitíssimo bem, que deverei fazer da minha vida para que Jesus não fique triste comigo como ficou com aqueles judeus?
Sinceramente, não sei muito bem! Mas... como Jesus é sempre novidade... tenho a certeza que esta descoberta me fornecerá tarefa para o resto da vida!
Bom final de domingo e boa semana!

Sem comentários: