segunda-feira, 13 de julho de 2015

TORNAR-SE MAIS LEVE!


O Senhor manda os discípulos sair a evangelizar sem alimentação e sem quaisquer resguardos, sem nada que os impeça de caminhar pelas vielas do mundo.
Ao falar para eles, está a falar também para nós!
Mas... claro que esta linguagem é metafórica!
Corporalmente falando temos de ter o necessário para viver! Mas o necessário e não o supérfluo! E muito embora os pesos físicos também nos embaracem a caminhada, o tornar-se mais leve, o fazer-se mais leve, não tem nada a ver com o peso físico que carregamos, pois há um outro tipo de peso que é bem mais pesado que este. Esse, sim, é um peso invisível a olho nu, mas que nos deixa de rastos, de tal forma que, ainda que os pés se desloquem facilmente, não conseguimos andar!
E são esses pesos que o Senhor quer que deixemos, aos pouquinhos, conforme a determinação, coragem e força que tivermos! São os nossos egoísmos, egocentrismos, apegos ao fútil e demasiado, aos prazeres, ao dinheiro, à glória e ao poder!
Tantos pesos que não nos deixam andar como convém pelos caminhos do amor!
Sim, porque os caminhos do amor aos irmãos sem qualquer distinção preferencialmente aos mais débeis, seja de qual for a debilidade, são os caminhos que Jesus percorreu e que Deus quer para cada um de nós.
E não nos basta palavras bonitas, porque, ou os gestos precedem as palavras, ou as palavras são levadas pelo vento, não tenhamos dúvidas.
Um pouquinho de cada vez... pois as nossas debilidades não nos deixam pegar no muito... com a ajuda de Deus que nunca nos desampara, vamos tentando a cada segundo tirar de nós tudo quanto nos afaste dos caminhos do amor que são os caminhos de Deus!
Que o Espírito Santo nos oriente e fortaleça!

Sem comentários: