segunda-feira, 6 de julho de 2015

MARIA, A MÃE MARIA!



Inúmeras vezes a minha casa tem sido visitada pela imagem do Apostolado do Oratório, mas da última vez deixou-me perplexa. Aqueles olhos estavam estranhos, muito estranhos, pareciam olhar-me profundamente enternecidos e procurar os meus para me dizer alguma coisa.  
Olhei-a mais atentamente que o costume, procurando decifrar o que me quereria dizer!
Estupidez minha, pensei! E chegada a hora de a levar para a próxima casa, como de costume, encostei-a muito a mim a entoar quase balbuciando o canto do Avé de Fátima imaginando uma pequena procissão a acompanhar o evento.
A imagem ficou lá, está claro, mas aquele olhar continuou comigo! E eu a tentar descobrir o que fazer.
Mas... isto é de doidos, pensei eu. E continuei a minha vida habitual.
Hoje, na Eucaristia, a lembrança daquele olhar voltou a importunar-me.
Então lembrei que há dias dei uma enorme risada quando ouvi uma explicação sobre o Rosário, agora aumentado para quatro terços, e que para continuar terços teriam de aumentar a cada terço Pai nossos e Avé-Marias ou não poderia chamar-se mais terço, mas quarto. Um quarto do Rosário!
Na altura em que ouvi mais ou menos isto, ri de verdade! Mas... fui interiorizando!
O Rosário em vez de três terços se passar a quatro terços está matematicamente continua certo.
Até porque agora já é descabido ligar o Rosário à leitura dos Salmos pois só não lê os Salmos quem não quer, eles estão à mão de toda a gente.
Mas... enquanto os Pai nossos e as Avé Marias são orações simples que toda a gente compreende, a maior parte dos Salmos não podem ser lidos tendo em conta as frases e palavras que se lêem tal como se lêem, escritos há muito tempo... são deveras difíceis de interpretar e compreender. Eu andei muito tempo a ler e meditar nos salmos e a vê-los somente com os olhos da cara, sem interiormente perceber nada do que lia, graças ao bom Deus que tudo mudou.
Depois, as meditações dos mistérios podem não passar de pequenas evocações, mas lembram a vida de Jesus e a história da Salvação. E ainda que possam querer colocar algumas reticências, Maria pediu em Fátima, considerada Altar do Mundo, a recitação do terço. E há mais aparições onde o terço foi pedido.
Agora, na vida prática, diz-se que por Maria se chega a Jesus, que Ela é como que uma escada para chegar até Ele.
Nisso, eu acredito plenamente. Pode não ser com todas as pessoas, mas com muitas pessoas de certeza que é.
Na minha meninice, adolescência, juventude e princípio de idade madura, sempre esteve Deus na minha vida, mas um Deus no Céu e um Jesus que veio ao mundo de uma forma muito estranha e morreu de uma forma mais estranha ainda e que também foi para o céu.
E fui vivendo no horror pelo pecado e no medo do inferno, coisas que não compreendia muito bem.
Meus pais rezavam o terço todos os dias, e foi com a ideia que fiquei, rezar o terço todos os dias.
Com o rodar do tempo, a vida foi-me trazendo as mais variadas e enormes aflições e chatices, inúmeras coisas para resolver.
Confesso que me voltava muitas vezes para Maria, e em vez de um terço diário, rezava muitos terços, muitos, a pedir uma e outra coisa. Na altura eu só sabia pedir.
Mas foi assim, agarrada a Maria, que uma tarde tive um encontro profundo com Jesus quando, numa confissão onde não me deixaram recitar pecados, um jovem sacerdote me disse que Jesus me amava assim como eu era, e se eu já tinha confessado os pecados não necessitava de os enumerar outra vez porque Jesus perdoa e esquece, não é como nós que estamos sempre a lembrar a mesma coisa.
Foi nessa tarde que nasci de novo, que a minha vida começou a mudar, que Jesus tem feito de mim muita coisa boa e não sei o mais que ainda poderá vir a fazer, Ele o sabe.
Mas quando olho para a minha vida passada, está lá, realmente, Maria, de uma forma muito forte e expressiva!
Hoje, sem perder o amor e dedicação a Maria, mãe de Jesus que Jesus nos deu por mãe, Jesus está, de facto em primeiríssimo plano.
E tenho a certeza que Maria, a mãe Maria, está muito feliz, porque nada mais quer do que levar todos os homens e mulheres até Jesus!
Mamãe Maria, será esta confissão que o Teu doce olhar queria que eu fizesse? Se o era, ou se o é, tudo bem. Se não, que o Espírito Santo me ilumine para que o Teu Filho Jesus seja cada vez mais querido, amado e servido!
Protege-nos, mãe Maria!  

Sem comentários: