sábado, 25 de julho de 2015

SER... PARA OS OUTROS!



Ser para os outros é a nossa missão nesta terra. Quem se fecha sobre si mesmo pensando só em si, no seu bem-estar e nas suas coisinhas, acaba desligado da sociedade, triste e infeliz!
Somos seres sociais por excelência, e só dando tudo pelo bem-estar da sociedade prestando atenção às suas necessidades sem descuidos ou críticas descabidas, poderemos ser minimamente felizes!
Estamos numa época de crise familiar,  primeira das sociedades e o suporte de toda a sociedade! A família está a passar por um sem número de problemas de todo aflitivos, que só entrarão em fase de resolução com o empenho e atenção de todos nós, pessoas inseridas nas famílias que formam as sociedades!
Também a esta parte, Maria, a Mãe, foi e é um modelo a seguir. Nada como umas letrinhas do Papa Francisco acerca da acção de Maria nas bodas de Caná:
Maria está atenta naquelas bodas já iniciadas, é solícita pelas necessidades dos esposos. Não Se fecha em Si mesma, não Se encerra no seu mundo; o seu amor fá-La «ser para» os outros. E não busca as amigas para comentar o que está passando e criticar a má preparação do casamento. E como está atenta, com sua discrição, se dá conta da falta de vinho. O vinho é sinal de alegria, de amor, de abundância. Quantos dos nossos adolescentes e jovens percebem que, em suas casas, há muito que não existe nenhum! Quantas mulheres, sozinhas e tristes, se interrogam quando foi embora o amor, quando se diluiu da sua vida! Quantos idosos se sentem deixados fora da festa das suas famílias, abandonados num canto e já sem beber do amor diário dos seus filhos, dos seus netos, dos seus bisnetos. A falta de vinho pode ser efeito também da falta de trabalho, doenças, situações problemáticas que as nossas famílias atravessam. Maria não é uma mãe «reclamadora», não é uma sogra que espia para se consolar com as nossas inexperiências, erros ou descuidos. Maria simplesmente é mãe! Se animam a dizer junto comigo? “Maria é Mãe”, permanece ao nosso lado, atenta e solícita.”
Que consigamos aprender a estar atentos a tudo quanto se passa à nossa volta e a sermos para os outros como Maria foi... e continua a ser!
Que o Espírito Santo nos oriente e fortaleça e São Tiago, que hoje é lembrado, nos ajude pedindo a Deus por todos nós!

Sem comentários: