terça-feira, 14 de julho de 2015

AI DE TI...



Quando Jesus, no Evangelho da Eucaristia de hoje, Mt 11, 20-24, a certa altura diz: ai de ti Corazim, ai de ti Betsaida...não está a falar para as povoações, mas para os seus habitantes... e para nós também.
A nós, certamente, Jesus nos diria: Ai de ti Maria, João, Manuel, Rosa... que andais metidos nos templos dominicalmente a até mesmo todos os dias, ai de vós que sois leitores, que participais nas celebrações, que fazeis parte de grupos paroquiais vicariais e diocesanos, que sois catequistas, cantores... ai de vós, pois se aqueles que apelidais de maus por não participarem em nada destas coisas tivessem a graça de nelas participarem como vós fazeis certamente seriam muito melhores do que vós! Eu vos digo que haverá mais tolerância para eles do que para vós!
Hoje... esta ideia, que não quero esquecer nem descorar nunca mais, está a preencher o meu dia!
Cada vez aprecio mais o comportamento e palavras do Papa Francisco quando vai até junto de toda a gente seja quem for e tenha que ideologia tiver, e quando nos incentiva a ir às periferias, nossas e da sociedade onde estamos inseridos. Ele fala abertamente, com tal clareza que seduz e encanta, pois vai exemplificando tudo o que diz nas suas atitudes de todos os dias, é só estarmos atentos ao que nos chega pelas mais variadas pessoas, pelas mais variadas vertentes e das mais variadas formas!
Que quererá o Senhor Jesus, Deus, que façamos, com todas estas imensas graças que nos vai dando no decorrer dos segundos? É que nunca, até hoje, tivemos um Papa assim! Que quererá o Senhor de nós, como Igreja que somos, a formar com Ele o Seu Corpo Místico?
Temos de prestar muita atenção aos tempos que vão passando, pois mais do que nunca, o Senhor Jesus precisa, ou melhor, quer precisar de todos nós!
Que a Trindade Santíssima proteja o Santo Padre Francisco e nos ajude a chegar a todas as periferias tal como ele tão bem nos convida e ensina. Pois se pelo menos não tentarmos fazer o que nos sugere... será mais um Ai de ti que Jesus irá proferir para nós!
Que a Virgem Maria, a Mãe que Jesus nos deu, nos ampare, e o Espírito Santo nos ilumine e ajude com a força e coragem necessárias para fazermos o que devemos, para maior glória de Deus e felicidade de todos os homens de quem, em Deus, somos irmãos!

Sem comentários: