domingo, 12 de julho de 2015

PROCURAR LEVEZA DE VIDA!




O Evangelho de hoje, Mc 06, 07-13, dá muito... muito que pensar e agir! Por mais que me esforce, não consigo retirar dele todo o discernimento e tranquilidade, pois sempre me deixa insegura!
Jesus manda os discípulos dois a dois... com o mínimo indispensável para poderem ir, caminhar, ser caminhantes na vida!
Quando carregamos fardos pesados e nos falam em leveza sentimo-nos um tanto aliviados! E porque, normalmente, toda a gente tem consigo pesos desnecessários, ninguém quer, toda a gente foge de carregar pesos! Disto, ninguém duvida!
Mas Jesus quer-nos falar de pesos especiais, de maus feitios, maus gostos, maus quereres, maus desejos...
Perante estas vontades de Jesus, e certos de que nos ama desmedidamente, assim como somos, com defeitos e qualidades, será caso para nos questionarmos a sério sobre quais serão os nossos maiores pesos, ou seja, o que, de facto, nos impede mais de sermos como Jesus deseja!
Recuando no tempo alguns longos anos e avaliando o mais profundamente possível o desenrolar da vida neste que considero um sério tempo de graça... confesso que nunca imaginai antes saber o que agora sei nem algum dia vir a viver como agora vivo nem vir ser o que agora me sinto!...
A graça de Deus e a fé em Deus são enormes dons de Deus, cada vez tenho mais certezas! Quem me dera ter a possibilidade de fazer sentir a quem comigo convive das mais diversas formas, os meus sentimentos mais profundos de gratidão para com Deus que me vai colocando ao lado de tantos irmãos e irmãs maravilhosas para crescermos juntos naquele amor e solidariedade que nos faz cada vez mais fraternos livres e felizes!
A vida tem prioridades que nos levam, impreterivelmente, a fazer escolhas que doem, pois em muitas situações temos de decidir o que será melhor fazer para o bem comum quando, para podermos estar num certo local agradável, temos que deixar outro que, muito embora de forma diferente, nos seria muito agradável também!
Viver de forma leve, poderá ser também... num determinado momento, sentir-se capacitado(a) para fazer uma escolha sem se sentir depois interiormente ferido demais pela escolha feita, certos de que nunca poderemos fazer boas opções sem uma ajuda muito especial de Deus através de um dialogo profundo e profícuo, numa vida em que se dê tal valor à oração que o trabalho seja transformado numa oração permanente!
Terei que continuar a semana a pensar nesta partezinha do Evangelho que tem muito, muito, para nos ajudar a crescer e a viver de forma cada vez mais leve.
Que o Espírito Santo nos ajude!  

Sem comentários: