segunda-feira, 2 de novembro de 2015

MORTE… RESSURREIÇÃO!

Quando pequena e mais jovem este mês de Novembro sempre me fez uma enorme confusão, pois sempre tive muita dificuldade em lidar com a morte!
Recordo que a primeiro familiar mais directo que me lembro partir deste mundo lindo foi o meu tio Joaquim, irmão mais novo do meu pai, um jovem com vinte e tantos anos que já tinha visto partir na sua frente a companheira o filho de muito tenra idade, ambos sepultados em Lisboa, no Alto de São João.
Doeu muito!… Mas quando tinha cerca de dezoito anos e partiu a mãe da minha mãe, o caso foi bem pior! Era muito ligada com ela, e como queria parecer gente grande e portar-me melhor que os adultos dei-me ao luxo de não dar ais nem verter lágrimas… mas andei imenso tempo a imaginar que ouvia tocar os sinos e com sonhos terríveis, autênticos pesadelos!
O tempo foi passando, e a vida foi-me ensinando a morte… que agora não me causa mais as confusões de antigamente, pois aos poucos fui-me habituando a ver a morte como um acontecimento natural da vida!
E quando me foi sugerido colocar lado a lado o nascimento e morte, que ao fim e ao cabo devem mesmo ser acontecimentos vistos como ‘dois nascimentos’, a saída da quentinha e aconchegante barriga da mãe para viver neste mundo e a saída deste mundo para viver num outro que Jesus Cristo nos disse ser muito bom nos braços amorosos do Pai, comecei a ficar mais tranquila.
Desde que tive a graça de poder interiorizar e sentir, não sei explicar como, o Deus Amor e Misericórdia, o medo da morte foi-se esvaindo, aos poucos! Mas… o medo do depois da morte horrorizava-me, e horrorizou-me até há bem pouco tempo!
Temos amigos que não queremos perder de forma alguma, e o pensar perder amigos para sempre dava cabo de mim!
Não sei o que me espera um dia… mas se Deus é Amor e Misericórdia infinita, justo e bom, e se fomos criados à Sua imagem e semelhança, creio firmemente que todas as pessoas, ainda as mais horríveis que nos passam parecer, têm de ter um lado bom e bonito que a Misericórdia de Deus vai ter em conta, tenho a certeza! E assim sendo… será muito mais fácil não perder Amigos, porque todos, bons e menos bons aos nossos olhares humanos, somos filhos muito queridos e predilectos de Deus que tudo fará pela felicidade de todos!
É com esta Esperança que olho, agora, o mês de Novembro! Mês de saudade, sim! De muita saudade!
Talvez pela sua história, um pouquinho de saudade a mais que todos os outros meses! Mas também um mês de Esperança na Ressurreição do último dia, do nosso último dia, do dia da nossa morte, onde deixaremos de viver neste corpo mortal para passarmos a viver numa outra dimensão da vida a que chamamos eternidade!    
E quando se diz que a eternidade tem de começar neste mundo, nada mais quer dizer do que devemos viver neste mundo a amar ao jeito de Jesus como a Sua doutrina nos propõe a cada instante!
Tanto a dizer… tanto a pensar… tanto a partilhar… tanto a aprender… tanto… tanto… tanto!…
Que o Espírito Santo nos ajude a viver eternamente ressuscitados, ou seja, libertos da prática consciente de obras de maldade, e numa vida de inteira e o mais perfeita possível comunhão com Deus e com os nossos irmãos com quem convivemos todos os dias!

Um Novembro muito feliz, na Paz e Amizade de Deus e dos Homens nossos irmãos!  

Sem comentários: