quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SEM MAIS PALAVRAS!

O mundo é cheio de surpresas! E surpresas são sempre agradáveis! Ou quase sempre!
Na Golegã… decorre a feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano, espaço por mim trilhado no tempo apenas uma vez num dia de muita e desvairada chuva! Bem ao contrário do que agora tem acontecido, pois, com belos dias de sol brilhante, o tempo tem decorrido calmamente no meio de um natural canto de fado espalhado por todas as ruas… à mistura com um ritmado trautear de cavalos montados por pessoas indistintas desde a mais tenra à mais avançada idade… e ainda sob o ténue gemido das carroças… muitas carroças lindas… lindas… das mais simples às mais diversa e sofisticadamente engalanadas… onde a calma e descontracção vão pairando levemente pelo ar à mistura com o fumo que a castanha, ao assar, lenta e delicadamente, vai deixando que se espalhe enchendo as narinas de um perfume original e característico e formando ao redor como que um leve e apetitoso nevoeiro!
Perante os olhares curiosos dos forasteiros as ruas vão sendo calcorreadas constantemente por cavalos e cavaleiros e as artes tauromáquicas vão-se sucedendo um pouco por toda a parte mas principalmente no Picadeiro Municipal!
Por inúmeras ruas, a distrair a monotonia do espaço, espalham-se feirantes à mistura com restaurantes e barracas de comes e bebes para todos os gostos, sabores e carteiras!
E no esperado Dia de São Martinho, frente à porta da enorme igreja quinhentista um pequeno andor elegantemente enfeitado envergava a pequena imagem do grande Santo na espera ansiosa de uma engalanada romaria para bênção de cavaleiros, cavalos, carroças e de todo o povo em geral!
Numa época em que tudo gira sem cessar em torno de políticas politiqueiros e politiquices… aqui, como que desligados do resto do mundo… vive-se numa imensa tranquilidade e paz!
É bem caso para dizer: louvado seja o Senhor!
Não sei quantas mais surpresas haverá por aqui, mas que o carinho e ternura de Deus passeiam pelas ruas connosco, passo a passo, é uma verdade sensível e inquestionável!

Sem mais palavras!... É só mesmo ver… para crer!...

Sem comentários: