quarta-feira, 18 de novembro de 2015

REFLECTINDO…

No final de uma vigília de oração que antecede a sepultura de duas pessoas, nada melhor do que pensar na medida do amor de Deus que é amar sem medida!
E para ajudar… nada melhor do que um pouquinho de uma das homilias do Papa Francisco:
“Deus sempre dá com abundância a sua graça aos homens que, por sua vez, "medem as situações", mas a compreensão da abundância do amor divino é fruto da graça.
Este é o amor de Deus: sem medida”. Os critérios humanos, contudo, medem as situações com medidas pequenas. A salvação trazida por Jesus, que supera a queda de Adão é uma demonstração desta doação com abundância. E a salvação “é a amizade entre nós e Ele”.
Como Deus dá, no caso da amizade, a nossa salvação? Como diz que dará a nós quando fazemos uma boa ação: uma medida boa, cheia, transbordante... isto sugere a abundância, palavra repetida três vezes nesta passagem. Deus dá na abundância até o ponto de dizer a Paulo: ‘onde avultou o pecado, superabundou a graça’. Este é o amor de Deus: sem medida.
Sem medidas, como o pai da parábola evangélica, que todos os dias observa o horizonte para ver se seu filho decidiu voltar. “O coração de Deus não é fechado, é sempre aberto. E quando chegamos, como aquele filho, ele nos abraça e beija: É um Deus que festeja”.
“Deus não é mesquinho: Ele não conhece a mesquinhez. Ele dá tudo. Deus não fica parado: Ele olha e espera que nós nos convertamos. Deus é um Deus que sai: sai para procurar, busca cada um de nós. Todos os dias Ele nos procura, está nos procurando. Como já fez e já diz, na Parábola da ovelha perdida ou da dracma perdida: procura. É sempre assim”.
No céu, “se faz mais festa” por um só pecador que se converte que para cem que permanecem justos. No entanto, "não é fácil, com nossos critérios humanos”, pequenos e limitados, "entender o amor de Deus". Entende-se por uma "graça", como compreendeu a freira de 84 anos, que andava pelos corredores do hospital falando, com um sorriso, sobre o amor de Deus aos doentes. Ela teve "o dom de entender este mistério”, esta superabundância do amor de Deus, que muitos não conseguem entender.
“É verdade, nós sempre temos o costume de medir as situações, as coisas, com medidas que possuímos, mas são medidas pequenas”. “Por isso nos faria bem pedir ao Espírito Santo a graça de aproximarmo-nos pelo menos um pouco, para entendermos este amor e termos vontade de ser abraçados e beijados com a medida sem limites”.”
Pois! Não há pessoas boas ou menos boas... há pessoas com defeitos e qualidades nesta casa comum que é o mundo onde nos foi dado por Deus viver na busca de num qualquer segundo de um qualquer dia partir para eterna casa comum a que chamamos céu.
E pensando assim... teremos que dizer muito claramente que bendita a morte que nos abrirá a porta da verdadeira vida, eternamente junto de Deus.
Então... a conclusão a que tenho de chegar é que estas duas pessoas por quem rezamos na vigília desta noite já estão eternamente nos braços amorosos do Pai Eterno ou Deus!
Este pensar e sentir na certeza de que Jesus, Caminho, Verdade e Vida, nunca por nunca nos enganará, é a única forma de podermos superar a partida de alguém muito querido e de esperarmos calma e confiadamente a nossa partida também!
Só assim, a vida poderá ser bela como Deus a sonhou para nós!

Que o Espírito Santo nos ajude!

Sem comentários: