terça-feira, 17 de novembro de 2015

«ZAQUEU, DESCE DEPRESSA»

Cada um de nós… é um Zaqueu!... Um Zaqueu a quem Jesus conhece perfeitamente, ama desmedidamente, e faz tudo para que seja feliz!
Sim! Jesus quer a felicidade de todos os homens e mulheres, de todas as raças religiões e costumes!
Jesus veio mostrar Deus, mostrar como se deve viver de acordo com a vontade do Pai do Céu, de Deus!
Então, constantemente, vai-nos segredando para descermos dos nossos querer o que não é bom para nós, dos nossos maus hábitos e atitudes, dos nossos egoísmos, da nossa vaidade, da nossa prepotência…
Tantas escadas que temos de descer para podermos subir ao patamar que Deus tem para nós!
Vamos meditar um pouquinho do que nos diz
Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano de Estrasburgo
Sermão 68, retirado do Evangelho Quotidiano:

“Lemos no evangelho que Zaqueu quis ver Nosso Senhor, mas era muito pequeno. Que fez ele? Subiu a uma figueira seca. Assim faz o homem: deseja ver Aquele que opera maravilhas e causa um tumulto nele; mas, como não tem estatura suficiente para isso, tem de subir a uma figueira seca. A figueira morta simboliza a morte dos sentidos e da natureza e a vida do homem interior, sobre a qual Deus é levado.
Que disse Nosso Senhor a Zaqueu? «Desce depressa.» Tens de descer, não podes reter uma única gota de consolação de todas as tuas impressões na oração, antes deves descer ao teu puro nada, à tua pobreza, à tua impotência. [...] Se te resta algum apego à natureza, é porque ainda não possuis a verdade, é porque ela ainda não se tornou um bem teu; natureza e graça trabalham ainda juntas, e não chegaste ao abandono perfeito [...]; esse estado ainda não é a pureza plena. É por isso que Deus convida esse homem a descer, quer dizer que o chama a uma renúncia plena, a um pleno desprendimento da natureza. «Hoje tenho de ficar em tua casa; hoje veio a salvação a esta casa.» Que este hoje nos aconteça para sempre!"
Mais palavras… para quê?

Que Deus nos ajude!

Sem comentários: