domingo, 15 de abril de 2018

BELEZAS PASCAIS



Admiramo-nos por demais com as aprendizagens das crianças pequenas, achamos-lhe imensa graça!
E estamos sempre a observar as suas descobertas e façanhas, e o constante crescimento que nos vai encantando os dias!
Com o rodar do tempo vão perdendo esse desenvolvimento rápido e quase imperceptível para continuarem a caminhada já pelos seus próprios meios, com avanços e recuos como toda a gente.
E a caminhada lá se vai fazendo, por entre Escolas e Universidades de todos os tamanhos e tipos!
E recorrendo cada qual a uma desejada opção de vida, mais ou menos realizada, o tempo vai decorrendo!
E quando a etapa de trabalho termina, a neve começa a cobrir a cabeça, e as dobradiças a ganhar ferrugem, até parece que paramos na vida e perdemos toda a graça!
Pois podemos perder a graça toda, mas parar na vida, não! Não paramos mesmo! Disso tenho a certeza!
E não ser que tenhamos a (des)graça de uma saúde mental indesejável!
Porque, ainda que doentes, continuamos como crianças a aprender cada vez mais!
Porque a vida, se bem aproveitada, é sempre a melhor mestra!
Cada palavra escutada ou gesto observado, cada texto lido ou meditado, cada pensamento ocorrido pelas mais variadas razões, porque o pensamento não pára, são os nossos mais queridos momentos de crianças… em que passamos a saber, e viver, de forma cada vez mais sábia e profunda!
Enquanto o corpo, mortal, se vai (des)gastando… o espírito, imortal, vai-se desenvolvendo, observando, aceitando e compreendendo  o que nunca antes pensou que acontecesse.
Depois… quanto mais aprendizagens e vivências conseguimos, mais as queremos partilhar, para que toda a gente possa crescer sempre, em sabedoria, felicidade e graça, enquanto presentes nesta terra linda onde vivemos!
E o…
«»

"ESTAR ATENTO ÀS NECESSIDADES DOS OUTROS"
O ser humano é geneticamente solidário, não solitário. Basta ver as campanhas feitas após catástrofes naturais, acidentes graves ou epidemias. Forma-se logo uma rede mundial de doações, ajudas, orações.
O mesmo deve acontecer no plano pessoal. Devemos ser sensíveis à dor do outro. Estar atentos às suas necessidades, olhar ao nosso redor. Às vezes, dentro de nossa própria casa, existe alguém que está sofrendo só e em silêncio.
Se fizermos um pacto com Jesus crucificado e abandonado, saberemos reconhecer a sua presença e o seu semblante de dor em cada irmão que sofre.
Se o nosso amor tiver a medida do sofrimento do outro, ele consumirá, como um fogo, tudo o que é supérfluo, e nossos relacionamentos se tornarão mais sólidos e mais verdadeiros.
Abraços
Apolonio
«»
Pois! O estar atento às necessidades dos outros torna-se para nós uma necessidade, uma forma de crescermos ajudando e vendo os outros crescer, e crescendo juntos, numa unidade e entreajuda sem tamanho nem fim!
Olhando bem à época que vivemos e prestando atenção a todo o legado que Jesus Cristo nos deixou, Palavra/Exemplo/Seguidores, que nos entram pelos olhos e ouvidos e vão preenchendo cada vez mais o coração da vida… ainda que no meio de problemas e confusões que acontecem a cada instante…vão-nos transformando os segundos em maravilhosas Belezas Pascais, de passagem permanente  a uma vida mais digna e dignificante!
A Páscoa, de facto, é de todos os dias!
Nesta Semana de Oração pelas Vocações que hoje começa, em pleno Tempo Pascal, lembremo-nos de quantos procuram encontrar a melhor forma de caminhar numa vida de acordo com os seus desejos em comunhão com a vontade de Nosso Senhor!
Bom Domingo!
HN

Sem comentários: