terça-feira, 3 de abril de 2018

PÁSCOA… TEMPO DE APRENDER!


Tempo de aprender, a viver melhor, claro está!
Hoje, deu-me para pensar na ignorância, e acabei por concluir que o mais ignorante de todos é o que se pensa mais sábio do que todos os outros!
Ver uma pessoa a criticar todas as outras, é a maior ignorância que podemos observar!  
E normalmente, a pessoa que critica mostra ter tanta razão que não se lhe pode dizer nada. E neste caso, o melhor mesmo é escutar, sim, mas em silêncio.
Quando a pessoa se julga ofendida por outra o melhor é deixá-la desabafar, e quanto mais falar melhor, é da maneira que mais rapidamente poderá conseguir parar para pensar e reflectir nas suas próprias atitudes que, só depois de reconhecidas e assumidas, podem ser alteradas como a todos convém.
Perante tudo isto… que é real… antes de mais temos de ter muita atenção aos nossos próprios comportamentos, à forma como falamos, olhamos, pensamos e agimos!
Quando uma pessoa não vê nada de bom nas pessoas que com ela convivem, deve pensar muito bem o porquê do seu modo de ser, porque, qualidades e defeitos, todos temos, sem qualquer excepção.
E se só vemos defeitos nos outros, é porque ainda não encontramos coragem ou discernimento para conseguir ver os nossos próprios defeitos… pois se os víssemos a sério… com toda a certeza que não teríamos coragem de criticar ninguém.
«»
"REAVIVAR A FÉ EM DEUS AMOR"
Nós temos de enfrentar muitos problemas durante o dia.
Problemas afetivos, domésticos, econômicos, no trabalho, na escola, enfim, problemas do quotidiano.
Isso nos traz preocupação, agitação e, muitas vezes, desestímulo.
Falta-nos um pouco de fé na Providência de Deus, falta-nos crer em seu amor fiel e constante.
A sua generosidade antecede as nossas preocupações e a palavra chave para que Ele possa agir chama-se fé.
Crer que seu amor por nós vai além dos problemas. Vai muito mais além de todos os temores que possamos ter.
"Pedi e vos será dado! Buscai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta!" (Mt 7,7)
A única condição para obter as suas graças é reavivar a fé em seu amor.
Abraços
Apolonio
«»´
A boa orientação da vida deve ter por base o Amor e a Fé! Ou melhor dizendo, a Fé e o Amor, porque sem Fé o Amor pode não ser verdadeiro, mas egoísta, que só pensa no seu próprio bem-estar, e esse não é o Amor que Deus nos dá, mas o que o mundo nos vai apresentando e, impreterivelmente, temos de ir rejeitando!
Amar-nos a nós mesmos é dignificante, gostar de nós é muito bom, ajuda-nos a acreditar em nós e nas nossas possibilidades de realização pessoal e comunitária!
Mas não podemos descurar as pessoas que vivem do nosso lado, temos de querer o melhor para elas, e muitas vezes esquecer os nossos gostos pessoais e oferecer-lhes o nosso carinho, ternura, palavras e tempo para as podermos ajudar a ser felizes.
Até porque a nossa maior felicidade é fazer felizes as pessoas que nos rodeiam, sejam elas quem forem e como forem, e muito mais se se trata de famílias que construímos para a realização e crescimento pessoal e social.
Descobrir qualidades nas pessoas que connosco convivem e dizer-lhes o quanto são maravilhosas para nós é a melhor forma de nos relacionarmos bem com elas.
Se procurarmos qualidades… esqueceremos defeitos… defeitos que, assim, não lembrados, consequentemente, tenderão a desaparecer!
Mãos à obra! O tempo é oportuno! Páscoa, passagem! Passagem a uma vida mais digna, dignificante e feliz!
E na busca de qualidades… a continuação de uma boa Semana Pascal!
HN

Sem comentários: