domingo, 22 de abril de 2018

ESTE... É O BOM PASTOR!


Hoje, 4º Domingo de Páscoa, Dia do Bom Pastor e de Oração pelas Vocações Consagradas!
Dia do Bom Pastor, o Filho de José e Maria, o Filho de Deus, o Messias, o Nazareno… Aquele que desprezou a vida terrena pela defesa da verdadeira vida de Verdade, Justiça, Amor e Paz!
E que, antes de Sua morte… se deixou ficar entre nós de uma forma única e especial para nos levar a imitá-Lo o melhor que podermos e soubermos em todos os segundos dos dias que nos for dado viver.
Ser Cristão… é seguir Jesus Cristo, o Bom Pastor de toda a Humanidade!
Seguir Jesus Cristo… Aquele que se nos dá todos os dias em tudo quanto nos rodeia: na beleza deslumbrante da Natureza, nos inúmeros rugidos e cantos de aves e animais, nos saltos dos peixinhos dos mares e dos rios, nos sorrisos, vozes e gestos humanos!…
Mas… antes… e acima de tudo… vejamos o que nos dizem estes…
«»  
«Pensamentos escolhidos do santo Cura d'Ars, São João-Maria Vianney» 
O dom de Deus que é a missa
Todas as boas obras do mundo juntas não equivalem ao santo sacrifício da Missa, porque são obras dos homens e a Missa é obra de Deus. Em comparação com ela, o martírio nada é, pois é o sacrifício que o homem faz da sua vida a Deus; ora, a missa é o sacrifício que Deus faz ao homem do seu corpo e do seu sangue.
À voz do sacerdote, Nosso Senhor desce do céu e encerra-Se numa hóstia. Deus poisa o seu olhar sobre o altar, e diz: «Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda a minha complacência» (Mt 3,17). E nada pode recusar aos méritos da oferenda desta vítima.
Que belo! Depois da consagração, o nosso Deus está ali, tal como no Céu! [...] Se o homem conhecesse bem este mistério, morreria de amor. Deus poupa-nos por causa da nossa fraqueza.
Oh!, se tivéssemos fé, se compreendêssemos o preço do santo sacrifício, poríamos bastante mais empenho em assistir a ele!
«»
É na Sagrada Eucaristia ou Santa Missa que Jesus, de forma incruenta, renova o Sacrifício da Cruz, para alimentação celestial da Humanidade, para ficar guardado em todos os sacrários da terra para protecção e amparo da mesma Humanidade… para fazer do coração humano o Verdadeiro Sacrário onde quer habitar… e habita, ainda que escondido no meio das mais asquerosas amostras das nossas inúmeras fraquezas!
Jesus é tão amigo dos homens e mulheres que nunca o(a)s deixa sós de modo a poder ajudá-lo(a)s a uma transformação constante no que Ele quer que sejam.
O que nos faz procurar a Missa ou Eucaristia tantas vezes… é, de facto… o quanto bem nos sentimos ali, quanta aprendizagem e força interior nos transmite, de quanta compreensão e paciência nos enche o coração, os quantos sentimentos de alegria e paz nos dá, o quanto amor e vontade de doação nos faz sentir por tudo quanto nos rodeia!
Louvado sejas Senhor Jesus, Bom Pastor da Humanidade inteira!
Protege como convém o Santo Padre, Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, aumenta os número destas vocações… e porque não, ajudar também os pais e mães de família e toda a gente de modo a que, unidos e coesos, à TUA volta, unidos a Ti, consigamos que o Amor vença em todas as situações, que toda a gente aprenda a viver cada vez mais no Teu Amor Misericordioso e Bom, numa Páscoa permanente!
Boa semana!
HN

Sem comentários: