quinta-feira, 5 de abril de 2018

PÁSCOA… TEMPO DE MUDAR!


Páscoa, Passagem, tempo de mudança! Mudança interior, que os olhos não vêem e só o coração sente!
E depois do coração sentir, começa a viver a emoção sentida aplicando na vida os mais sinceros desejos de mudança… Sinceros desejos que, quando sinceros mesmo, levam a mudar, a alterar posições, a ver a vida de um outro jeito, com toda a certeza!
Isto não é trabalho de minutos ou dias, de meses ou anos, mas de uma vida, muitas vezes de vidas cruzadas ou que se cruzam com desejos de mudança e encontram-se placidamente num paraíso de sonhos concretizados.
Isto não é de agora, é de sempre! Momentos ou épocas boas ou más na vida todos temos, todos sem excepção! Mas temos Alguém que nunca nos desampara e percebe da nossa vida mais do que nós mesmos! E… assim… de mãos dadas com a Sua Força, Coragem e determinação, começará a mudança!
Não é fácil… mas é possível!
«»
São Francisco de Sales (1567-1622), bispo de Genebra, doutor da Igreja «Obras Completas», t. 9 «A paz esteja convosco»
Os apóstolos e os discípulos de Nosso Senhor, quais filhos sem pai ou soldados sem capitão, tinham-se recolhido a uma casa a chorar. O Senhor apareceu-lhes para os consolar da sua aflição, dizendo-lhes: «A paz esteja convosco.» Como quem diz: «Porque chorais e vos afligis? Se é porque duvidais de que aquilo que vos prometi a propósito da minha ressurreição se realize, a paz esteja convosco, permanecei em paz, tende paz, porque Eu ressuscitei. Vede as minhas mãos, tocai as minhas feridas; sou Eu mesmo, não temais, a paz esteja convosco.» [...]
Como quem diz: «Que tendes? Vejo bem, meus apóstolos, que estais chorosos e temerosos; mas, a partir de agora, já não tendes motivo para isso, pois Eu conquistei-vos a paz que vos dou. Não é somente meu Pai que ma dá, porque sou seu Filho, fui Eu que a comprei com o meu sangue e com estas chagas que vos mostro. A partir de agora, não volteis a ser cobardes nem preguiçosos, porque terminou a guerra. Tivestes razões para temer nos dias que passaram, quando me vistes flagelado [...], abatido, coroado de espinhos, ferido da cabeça aos pés e preso à cruz. Sofri todo o tipo de opróbrios, de abandonos e de ignomínias. [...] Agora, porém, não temais, a paz esteja no vosso coração, porque saí vitorioso e dominei os meus adversários: venci o demónio, o mundo e a carne. [...] Até agora, dei-vos por diversas vezes a minha paz; agora, venho mostrar-vos como foi que a adquiri. [...] Tudo aquilo que dou àqueles que me são mais caros é a paz; por isso, recebei a paz, vós e todos os que acreditarem em Mim.»
«»
Paz! A Paz que o mundo não tem e do céu nos vem! A Paz que procede do nosso autoconhecimento que provocará a mudança! A Paz que procede do olhar os demais positivamente, reconhecendo-lhes as qualidades e escurecendo e perdoando defeitos… assim como gostamos que nos façam a nós!
O autoconhecimento e determinação de viver ao modo de Jesus Amor é o suporte de todas as mudanças!
Que o “ não suporto mais” seja retirado do nosso vocabulário, porque, de facto, sós, não suportaremos mais, mas com o Jesus Amor que por nós tudo suportou, conseguiremos coragem para suportar!
O nosso querer aliado ao Seu Querer e força, de mãos dadas, serão a base dos nossos sucessos!
Páscoa… tempo de mudança! Páscoa permanente, tempo permanente de mudança!
Que bom seria se fizéssemos deste, o lema das nossas vidas!
Como a relação social seria diferente?
Por acaso já alguém pensou nesta realidade?
O tempo é hoje!
Um maravilhoso tempo Pascal… e de mudança!
HN  

Sem comentários: