sexta-feira, 6 de abril de 2018

PÁSCOA… TEMPO DE FÉ!


Páscoa, tempo de fé, de crer, de acreditar!
Tempo sem fim nesta vida linda que Deus nos deu, pois só acabará com a entrada naquela outra vida que nenhum de nós conhece e Jesus nos prometeu, a vida eterna, onde só o Amor permanecerá!
Tempo de Páscoa, tem de ser sempre o nosso tempo, tempo de passagem a uma melhor forma de ser pessoa humana e cristã!
Tempo de encontrar sempre algo de novo que Jesus e o Seu Espírito Santo nos vão apresentando das mais variadas formas possíveis e imaginárias!
Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, nunca nos desampara em ocasião alguma, mas a nossa cegueira no-lO oculta muitas vezes: 
«»
Beato John Henry Newman (1801-1890), teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra 
«É o Senhor»
Só lentamente nos apercebemos desta grande e sublime verdade: Cristo continua, de alguma maneira, a caminhar no meio de nós, e faz-nos sinal para O seguirmos com a sua própria mão, o seu olhar, a sua voz. Nós não compreendemos que este chamamento de Cristo tem lugar todos os dias, hoje como outrora. Temos tendência para nos convencermos de que ele se verificava no tempo dos apóstolos, mas não cremos que, hoje, se nos aplique, não procuramos detetá-lo a nosso respeito. Deixámos de ter olhos para ver o Mestre – somos muito diferentes do apóstolo amado, que reconheceu Cristo mesmo quando os outros discípulos O não reconheceram. E, contudo, era Ele que estava na margem: foi depois da ressurreição, quando lhes ordenou que lançassem a rede ao mar; foi então que o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor.»
O que pretendo dizer é que, de vez em quando, os homens que vivem uma vida de crentes se apercebem de verdades que ainda não tinham visto, ou para as quais nunca lhes tinham chamado a atenção. E, de repente, elas apresentam-se diante deles como um apelo irresistível. Trata-se de verdades que nos obrigam, que assumem o valor de preceitos, e que exigem obediência. É desta maneira, ou ainda de outras, que Cristo hoje nos chama. Não há nada de miraculoso ou de extraordinário nesta forma de actuar. Ele age por intermédio das nossas faculdades naturais e por meio das próprias circunstâncias da vida.
«»
Encontrar chamamentos de Jesus na descoberta de verdades não sentidas antes… é tão verdadeiro… tão actual… tão vivo nas nossas vidas!
Esta meditação maravilhosa traz-me à lembrança as minhas passadas no lento decorrer dos dias, faz-me pensar que o que sinto a cada passo é o natural de todos, e que tenho de dar graças a Deus por O sentir tão fortemente, o que muitas vezes, no antigamente, me não acontecia.
É por isso que a Palavra de Deus é sempre nova, e que a vida em Deus sempre se renova a cada instante.
É o Senhor que vai renovando a ‘Vida Nova do Espírito’ em cada um ou uma de nós, quando a graça de abrir de para em par o coração a Jesus, nos é ofertada!
Antes que procuremos Jesus Ele nos procura e encontra, e bate à porta do coração para que lha abramos, e connosco possa ‘cear’, viver connosco no decorrer dos dias!
Que bom seria que toda a gente pudesse sentir estas realidades! Como o mundo seria bem melhor, mais recheado de Amor e Carinho, de Solidariedade e Fraternidade como a todos convém!
Páscoa é tempo de fé, de acreditar que tudo isto é possível, pois o que Deus faz a uns, está pronto para o fazer com todos, assim Lhes abram o coração da vida para que Ele o possa encher até ás bordas, como fez no Evangelho de hoje (João 21,1-14)) à rede dos peixes que os Apóstolos lançaram ao outro lado do mar!
Bom final de semana!
HN

Sem comentários: