sábado, 10 de abril de 2021

COMO SER TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO!...

 


Ser testemunha é dizer a verdade acerca do que se viu ou ouviu.

Ora, nós, com os olhos do corpo, muito embora existam as mais maravilhosas pinturas desse fato, não vimos Jesus Ressuscitado! Mas a nossa alma, o nosso espírito, o nosso coração, a nossa mente, o nosso ser e sentir diz-nos que Ele Ressuscitou, porque, com os olhos da Fé, O veem Ressuscitado, O sentem Ressuscitado, O  recebem Ressuscitado!

Para Jesus crucificado por cada um ou uma de nós, o Corpo Santíssimo Ressuscitou, saiu do sepulcro sem a ajuda de ninguém e de forma invisível, apresentando-SE apenas a quem quis aparecer para Lhes servir de mensageiros, de Apóstolos da Sua verdade!

Nós, seremos testemunhas da Ressurreição vivendo segundo as palavras e obras de Jesus. A Ressurreição de Jesus para nós é deixarmos a vida de pecado e vivermos orando, praticando os Sacramentos que nos deixou na Sua Igreja de que somos parte integrante, entregando-nos a quem de nós necessita de modo a vivermos como irmãos que somos em Jesus Cristo como Ele mesmo nos disse!

Será que o somos» Será que somos testemunhas de Jesus Ressuscitado, ou seremos pessoas que o querem ser e se esforçam o mais que podem por isso?.

Dada a nosssa fraqueza ser tão grande, penso que esta última ideia deverá ser a mais correta.

“”São John Henry Newman (1801-1890)

teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra

PS 1, 22: «Testemunhas da Ressurreição»

Testemunhas da ressurreição

Seria de esperar que Nosso Senhor, uma vez ressuscitado, aparecesse ao maior número possível de pessoas, sobretudo aos que O tinham crucificado. Pelo contrário, vemos pela história que Ele Se manifesta apenas a algumas testemunhas escolhidas, especialmente os seus discípulos mais próximos. Como diz São Pedro: «Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se, não a todo o povo, mas às testemunhas anteriormente designadas por Deus, a nós que comemos e bebemos com Ele, depois da sua ressurreição dos mortos» (At 10,40-41).

À primeira vista, isto é estranho, pois temos uma ideia muito diferente da ressurreição: julgamos que é uma manifestação deslumbrante e visível da glória de Cristo. [...] Representando-a como um triunfo público, somos levados a imaginar a confusão e o terror que se teriam apoderado dos seus carrascos se Jesus Se tivesse apresentado vivo diante deles. Mas tal raciocínio levar-nos-ia a conceber o Reino de Cristo como um reino deste mundo, o que não é adequado; levar-nos-ia a supor que Cristo já tinha vindo julgar o mundo, que o julgara nesse momento, quando tal só acontecerá no último dia. [...]

Porque Se terá Ele mostrado apenas «a algumas testemunhas escolhidas anteriormente»? Porque era este o meio mais eficaz de propagar a fé pelo mundo inteiro. [...] Qual teria sido o fruto de uma manifestação pública que se impusesse a todos? Esse novo milagre teria deixado a multidão como a tinha encontrado: sem mudança eficaz. Os seus milagres anteriores não tinham convencido a todos [...]; que mais teriam dito e sentido os incrédulos se «alguém ressuscitasse dentre os mortos»? (Lc 16,31) [...] Cristo mostra-Se para suscitar testemunhas da sua ressurreição, ministros da sua palavra, fundadores da sua Igreja; algo que a multidão, com a sua natureza inconstante, jamais poderia ser.””

Este texto é muito explícito, muito mesmo! Ler devagarinho e interiorizando tudo leva a aprender muitas coisas que necessitamos!

Jesus… não é deste mundo, foi uns anos, como nós… para nos ensinar a imitá-lO e para nos mostrar o infinito Amor Misericordioso do Pai e a Imensa necessidade que temos da Trindade Santa na caminhada da vida, para pudermos, de fato, chegar a bom porto.

Que o Senhor nos ajude!

Feliz Páscoa! Santo Domingo da Misericórdia!

Hermínia Nadais

Sem comentários: